segunda-feira, 22 de março de 2010

Qual o meu estilo de liderança?


Qual o meu estilo de liderança?

Voc√™ j√° deve ter lido diversas vezes sobre estilos de lideran√ßa. Os tantos estudiosos que se aventuraram a pesquisar e escrever sobre lideran√ßa j√° tra√ßaram um n√ļmero incalcul√°vel de perfis e estilos de lideran√ßa.


Voc√™ j√° deve ter lido diversas vezes sobre estilos de lideran√ßa. Os tantos estudiosos que se aventuraram a pesquisar e escrever sobre lideran√ßa j√° tra√ßaram um n√ļmero incalcul√°vel de perfis e estilos de lideran√ßa. Para exemplificar: lideran√ßa servidora, lideran√ßa transformadora, lideran√ßa delegadora, lideran√ßa transpessoal, lideran√ßa baseada em princ√≠pios, etc. No livro O Guia dos Gurus, Joseph e Jimmie Boyett, fazem uma compila√ß√£o bastante did√°tica sobre muito do que j√° se produziu a respeito. Em meio a tudo isso fica a grande d√ļvida: qual √© o meu estilo de lideran√ßa. Ou ainda: qual estilo de lideran√ßa eu devo utilizar?
Sem querer trazer mais um estilo ou perfil ideal afirmo: seja voc√™ mesmo! Simples assim. Existe entre alguns te√≥ricos e muitos profissionais o grande mito do l√≠der ideal. Isso simplesmente n√£o existe. Peter Drucker, um dos maiores pensadores sobre gest√£o de pessoas e empresas, dizia que √© imposs√≠vel tra√ßar o perfil ideal de um l√≠der. Ele mesmo j√° havia trabalhado com pessoas com caracter√≠sticas totalmente diferentes daquelas propostas por diversos estudiosos e ainda assim teve li√ß√Ķes de lideran√ßa.
√Č certo que no momento atual de desenvolvimento da humanidade o fator rela√ß√Ķes humanas ganhou muito mais espa√ßo do que no in√≠cio do s√©culo passado. As empresas tendem a gerir seus neg√≥cios com √™nfase nos relacionamentos interpessoais e foco no resultado. Diante disso, o perfil ideal √© aquele que adequa a esta nova realidade. Ali√°s, o estilo ideal √© aquele que se ajusta a cada situa√ß√£o, a cada momento, a cada grupo de liderados.
Acredito que o maior desafio da lideran√ßa no momento n√£o √© saber qual a melhor t√©cnica ou estilo a adotar. Mas, diante das constantes transforma√ß√Ķes do comportamento das pessoas no mundo corporativo e social, o grande desafio √© saber como agir eficazmente neste novo tempo. Como lidar com a diversidade, motiva√ß√Ķes, expectativas e exig√™ncias das pessoas.
Considero dois aspectos como fundamentais para o melhor desempenho do papel da lideran√ßa: o primeiro √© que o l√≠der deve agir conforme os objetivos que se quer alcan√ßar. Se o liderado for um iniciante ou sem conhecimento na atividade, se recomenda que o gestor adote uma postura semelhante ao de um professor. Ensinar, treinar, orientar e mostrar o caminho do que fazer devem ser as atitudes centrais do l√≠der. Agora, se o liderado j√° tiver conhecimento sobre a tarefa ou experi√™ncia para a execu√ß√£o da mesma, o mais indicado √© que atue como um “coach”. O termo “coach” significa treinador, mas n√£o aquele treinador que fica em cima do seu atleta. Neste caso, o l√≠der deve agir monitorando as a√ß√Ķes de seus liderados, delegando e distribuindo fun√ß√Ķes.
O segundo aspecto √© conhecer sua equipe. Mais do que dominar a t√©cnica √© preciso entender de gente. Cada vez mais as pessoas tem acesso a informa√ß√Ķes e com isso aumenta o senso cr√≠tico. At√© meados dos anos 80 era comum as empresas contratarem funcion√°rios aptos tecnicamente ou com grande agilidade e for√ßa. Com o avan√ßo da tecnologia, sobretudo, elevou-se o capital intelectual e a busca pela satisfa√ß√£o pessoal no trabalho. A nova gera√ß√£o de profissionais vem com muito mais conhecimento, vis√£o estrat√©gica, senso competitivo e objetivos individuais. Estes fatores influem significativamente na forma de lidar com as pessoas. O gestor de hoje precisa lidar com os diferentes aspectos da motiva√ß√£o humana, como remunera√ß√£o, reconhecimento e auto-realiza√ß√£o.
O certo é que quanto mais se estuda, pesquisa e busca conhecimento a respeito da melhor maneira de liderar pessoas, percebemos que ainda há muito a aprender e realizar. A jornada é longa e, talvez, interminável, mas efetivamente o aprendizado é gratificante. Boa caminhada!


.: Rogerio Martins é graduado em Psicologia (UNISANTOS) e possui Pós-Graduação em Recursos Humanos (Universidade Metodista de SP) e Psicodrama (ABPS).

.: Professor Universit√°rio, Consultor de Empresas e Palestrante e Presidente da Persona Consultoria & Eventos.

.: Criador do grupo E-L√ćDERES, f√≥rum sobre lideran√ßa e gest√£o de pessoas.

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Escreve artigos para revistas, jornais e sites do Brasil e Portugal. Autor do livro "Reflex√Ķes do Mundo Corporativo" - Editora Scortecci.

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Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).

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Autor e co-autor de diversos Blogs com destaque para:
Palestrante Rogerio Martins - com informa√ß√Ķes, artigos e dicas do mundo corporativo, carreira, lideran√ßa, motiva√ß√£o, marketing pessoal e temas afins - http://palestranterogeriomartins.blogspot.com

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