Além do conhecimento técnico em sua área de atuação, o
profissional de logística deve ter algumas características adicionais para seu
bom desempenho. Já se foi a época na qual o profissional ficava fechado dentro
de um armazém, cuidando da captura de dados e lidando com pessoas com pouca
formação.
A logística passou a representar um setor estratégico para
muitas empresas, as quais estão investindo em uma melhor formação dos
profissionais em todos os níveis da cadeia de suprimento.
Neste cenário, posso destacar as seguintes características
como essenciais para o crescimento do profissional:
1) Liderança
O líder na logística passa a ter um papel de protagonista
principal na organização. A cadeia de suprimento abrange, além dos setores
internos de uma empresa, fornecedores, clientes e empresas terceirizadas. Nesta
situação, o desenvolvimento da liderança é essencial para obter resultados da
equipe. As equipes podem estar compostas de pessoas de diversos setores,
formações e empresas, aumentando ainda mais a necessidade de uma liderança
eficiente. Também associado à liderança está o bom relacionamento pessoal. Ao
estar em contato com um enorme número de profissionais nos diversos pontos da
cadeia, consegue-se aumentar a eficiência do trabalho tendo um bom
relacionamento profissional com todos.
A liderança exercida deve motivar as equipes a obter
mudanças organizacionais que levem a novos patamares de produtividade, custos e
agilidade.
2) Visão Estratégica
Os custos logísticos representam cada vez mais um fator
estratégico importante para as empresas. A logística já não é um setor
operacional, e sim uma caminho para obter um diferencial competitivo nos
negócios. O profissional deve se encaixar neste contexto, conhecendo o plano
estratégico da organização e os objetivos associados a ele. Os objetivos e
metas da logística devem estar alinhados com a estratégia da organização, e o
mesmo ocorre com os objetivos individuais de cada profissional.
O profissional que possui uma visão estratégica identificará
as oportunidades que sua organização deve aproveitar para alavancar o
crescimento, assim como protegerá a empresa de ameaças à atuação eficiente na
cadeia de suprimento.
3) Visão Globalizada
O movimento de materiais através de fronteiras cresce
exponencialmente há muitos anos. Isto, aliado à velocidade e facilidade da
comunicação global, cria novos desafios para o profissional da logística. Saber
inglês não é um diferencial, é um requerimento mínimo. Conhecer de outros
idiomas, entender e respeitar outras culturas, e acompanhar os acontecimentos
mundiais são um diferencial para o desempenho do profissional nas cadeias de
suprimento globais.
4) Conhecimento Gerencial e Organizacional
Os processos logísticos estão fortemente interligados com
diversas outras áreas da empresa e com os processo da cadeia de suprimento. A
otimização dos processos e a adequação do serviço pela logística a outros
setores só ocorrerá com uma visão gerencial e organizacional ampla. Um processo
pode parecer ótimo em uma visão limitada da logística, mas ao verificar os
efeitos na cadeia como um todo, pode-se determinar que as alternativas seriam
melhores. O profissional deve investir em um treinamento mais amplo do que
apenas questões técnicas da logística, voltado a um conhecimento da organização
com um todo e de ferramentas gerenciais modernas.
Além disso, passam a ser valorizados os profissionais que
possuem uma formação em logística, mas tiveram a oportunidade de atuar em
setores diferentes, adquirindo assim uma visão mais abrangente da realidade de
uma organização.
5) Interesse Tecnológico
A presença da tecnologia nos processos da cadeia de suprimento
está cada vez mais forte e também se tornou um diferencial competitivo para
muitas empresas. Com ela se obtém uma produtividade nunca antes imaginada,
obtendo a redução de custos, agilidade na movimentação de materiais, e
informações estratégicas para a organização. O profissional inserido neste
cenário não pode ficar atrás da tecnologia. Deve não só conhecer bem as
ferramentas atuais de sua função, mas também conhecer outras opções e o que
está sendo desenvolvido para o futuro. Desta forma, poderá procurar novas
formas de usar a tecnologia para melhorar seu desempenho.
Publicado em 20/10/2006 por Luiz de Paiva em Carreira
0 Comentários