terça-feira, 1 de junho de 2010

ISO 9001:2000






A NBR-ISO 9001:2000 EM 16 RESPOSTAS




01. O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO?

√Č a federa√ß√£o mundial dos organismos de normaliza√ß√£o, fundada em 1947 e contanto atualmente com 150 pa√≠ses membros. A ABNT √© representante oficial da ISO no Brasil e participou da sua funca√ß√£o. Em sua hist√≥ria a ISO j√° publicou 14.251 normas internacionais e documentos normativos ( dados de abril/2004).

O prop√≥sito da ISO √© desenvolver e promover normas e padr√Ķes mundiais que traduzam o consenso dos diferentes pa√≠ses do mundo de forma a facilitar o com√©rcio internacional.

02. O QUE √Č A S√ČRIE ISO 9000?

A ISO 9000 √© uma s√©rie de 4 normas internacionais para “Gest√£o da Qualidade” e “Garantia da Qualidade”. Ela n√£o √© destinada a um “produto” nem para alguma ind√ļstria espec√≠fica. Tem como objetivo orientar a implanta√ß√£o de sistemas de qualidade nas organiza√ß√Ķes.

As regras e os padr√Ķes da Gest√£o da Qualidade e Garantia da Qualidade s√£o complementares aos padr√Ķes do produto, e s√£o implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.

A série é composta das seguintes normas:

ISO 9000 - Fundamentos e vocabul√°rio

ISO 9001 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos

ISO 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance

ISO 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental

A série ISO 9000 foi adotada no Brasil, palavra por palavra pela ABNT com o nome de NBR 9000.

03. QUE TIPO DE INFORMA√á√ÉO ENCONTRAMOS NA S√ČRIE ISO 9000?

A ISO 9000 e a ISO 9004 s√£o guias e a ISO 9001 representa requisitos de Sistema da Qualidade para uso em situa√ß√Ķes contratuais, que exijam a demonstra√ß√£o de que a Organiza√ß√£o fornecedora √© administrada com qualidade. Mais detalhadamente temos:

ISO 9000 - descreve os fundamentos do sistema de gerenciamento da qualidade e especifica a sua terminologia

ISO 9001 - Especifica os requisitos do Sistema da Qualidade para uso onde a capacidade da organização de prover produtos que atendam ao cliente e aos requisitos regulatórios precisa ser demonstrada.

ISO 9004 - Fornece diretrizes para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo os processos para melhoria contínua, que contribui para a satisfação dos clientes da organização e outras partes interessadas

ISO 19011 - provê guia para o gerenciamento e condução de auditorias da qualidade e ambiental.

04. COMO FORAM DESENVOLVIDAS AS NORMAS ISO 9000?

Foram desenvolvidas pelo comitê técnico TC-176 da ISO no período de 1980 a 1987.

No Brasil elas foram desenvolvidas (traduzidas) pelo Comitê Técnico Brasileiro - CB 25.

05. COM QUE FREQUÊNCIA ELAS SÃO REVISADAS?

Elas s√£o revisadas a cada 5 anos. A √ļltima revis√£o foi publicada em em dezembro/2000.

06. QUAL O IMPACTO DA ISO 9000 NOS NEG√ďCIOS?

Acredita-se que a política de comércio tende para o processo de Certificação de Sistemas da Qualidade. A Certificação de Sistemas da Qualidade será fundamental para negociar produtos e serviços a nível mundial.

Mais de 500.000 organiza√ß√Ķes j√° foram certificadas no mundo e pelo menos 150 pa√≠ses j√° adotaram as normas ISO 9000. O Brasil conta com cerca de 9.000 organiza√ß√Ķes certificadas .

As organiza√ß√Ķes j√° certificadas est√£o exigindo dos seus fornecedores e prestadores de servi√ßos a implanta√ß√£o de sistemas de qualidade na linha da ISO 9000. Portanto para vender para essas 6000 organiza√ß√Ķes brasileiras √© fundamental implantar sistema de qualidade de acordo com as normas da s√©rie ISO 9000.

07. O QUE SIGNIFICA OBTER A CERTIFICAÇÃO ISO 9000?

Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001.

08. QUAL A VALIDADE DA CERTIFICAÇÃO?

O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.

09. QUAIS SÃO OS REQUISITOS DA ISO 9001?

A ISO 9001 agrupou os requisitos em quatro grandes grupos:

5. Responsabilidade da administração

6. Gerenciamento de recursos

7. Produção

8. Medição, análise e melhoria

10. QUAIS S√ÉO AS ETAPAS NECESS√ĀRIAS PARA A CERTIFICA√á√ÉO?

Comprometimento da alta administração.

√Č fundamental o comprometimento da dire√ß√£o da organiza√ß√£o. Al√©m dos benef√≠cios e vantagens, a Diretoria deve estar consciente das dificuldades da implanta√ß√£o e do investimento necess√°rio ( tempo das pessoas, recursos financeiros para consultoria, treinamento e certifica√ß√£o )

Seleção e designação formal de um coordenador.

O coordenador tem um papel importante no processo. Além de conhecimentos específicos de qualidade, deve Ter características que facilitarão o trabalho como: facilidade de comunicação, acesso fácil aos membros da organização, conhecimento da instituição, etc.

Formação do Comitê de coordenação.

O Comitê é normalmente formado pela Diretoria, pelos Gerentes ou Chefes e pelo Coordenador da Qualidade. Tem como responsabilidade a realização da análise crítica periódica do sistema de qualidade implantado.

Treinamento.

Implantar um processo de qualidade significa mudar a forma de atuação das pessoas. Isso só é conseguido através de um plano de treinamento adequado.

Elaboração e divulgação da política da qualidade.

A Política da Qualidade expressa o comprometimento da organização com o processo de qualidade. A Política é elaborada pelos membros do Comitê.

Palestra sobre qualidade para todos os funcion√°rios.

√Č necess√°rio obter a ades√£o de todos os funcion√°rios. Para isso eles precisam ser informados sobre o processo que est√° em andamento e receber os conceitos b√°sicos da qualidade.

Divulgação constante do assunto qualidade.

√Č preciso introduzir o assunto Qualidade na cultura da organiza√ß√£o. Por isso a necessidade de uma divulga√ß√£o constante do assunto.

Estudo de cada um dos requisitos da norma e realização do diagnóstico da organização em relação ao requisito.

A ISO 9001:2000 est√° dividida em quatro requisitos e 32 se√ß√Ķes. √Č necess√°rio estud√°-los, interpret√°-los e adapt√°-los √†s necessidades da organiza√ß√£o.

Plano de trabalho para implantação de cada requisito

Para atender aos requisitos da norma ISO 9002 √© necess√°rio uma s√©rie de a√ß√Ķes. Essas a√ß√Ķes envolvem recursos e tempo. Por isso √© necess√°rio um plano de trabalho formal para permitir o acompanhamento da implanta√ß√£o.

Forma√ß√£o de grupos de trabalho com a participa√ß√£o dos funcion√°rios para elaborar as instru√ß√Ķes de trabalho.

A participa√ß√£o dos funcion√°rios √© fundamental para que o processo implantado reflita a realidade e possa ser mantido no futuro. √Č necess√°rio obter o seu comprometimento para que a documenta√ß√£o gerada seja de fato utilizada.

Elaboração do manual da qualidade.

O Manual √© um documento que descreve o sistema implantado. √Č muito utilizado nas auditorias e √© uma exig√™ncia da Norma.

Treinamento dos funcionários na documentação da qualidade.

Uma vez elaborados os procedimentos e instru√ß√Ķes de trabalho, √© necess√°rio que todos os funcion√°rios sejam treinados a fim de que todas as opera√ß√Ķes sejam executadas da mesma maneira, assegurando a sua qualidade.

Formação dos auditores internos da qualidade.

Para a manutenção do sistema implantado é necessário um plano de auditorias internas. Para isso precisamos formar os auditores internos.

Realização das auditorias internas.

As auditorias indicar√£o pontos do sistema que n√£o est√£o sendo seguidos e, portanto, precisam ser melhorados..

Implanta√ß√£o das a√ß√Ķes corretivas para as n√£o conformidades.

S√£o as a√ß√Ķes corretivas que v√£o introduzir as melhorias no sistema. Sua correta implanta√ß√£o vai melhorar os indicadores da organiza√ß√£o. √Č o t√≥pico que assegura o retorno do investimento feito atrav√©s da redu√ß√£o do re-trabalho.

Seleção da entidade certificadora.

Para escolher a entidade certificadora é necessário identificar a expectativa dos clientes.

Realização da pré-auditoria

Trata-se de uma avalia√ß√£o simulada. Tem sido utilizada pela maioria das organiza√ß√Ķes, com resultados positivos.

Realização da auditoria de certificação

Nesta auditoria as pr√°ticas s√£o comparadas com os padr√Ķes estabelecidos na documenta√ß√£o.

(Fonte: IMPLANTANDO A ISO 9000 EM PEQUENAS E M√ČDIAS ORGANIZA√á√ÉOS, de Marcos Antonio Lima de Oliveira, Ed. Qualitymark, 1996 )

11. QUAIS OS BENEF√ćCIOS DA IMPLANTA√á√ÉO DA ISO 9000?

a) para a organização:

- Maior participação no mercado;

- Maior satisfação dos clientes;

- Redução de custos;

- Melhoria da produtividade;

- Maior competitividade;

- Maior lucro

b) para os clientes:

A) Maior confiança nos produtos da organização;

B) Redução de custos;

C) Satisfação em relação aos produtos adquiridos;

D) Melhor atendimento em caso de reclama√ß√Ķes.

12. QUAIS OS NOVOS REQUISITOS INTRODUZIDOS PELA REVISÃO DO ANO 2000?

5.2 Foco no cliente

5.4.1 Objetivos da qualidade

5.4.2 Planejamento da qualidade

5.6.4 Comunicação interna

6.1 Provis√£o de recursos

6.3 Outros recursos

7.1 Planejamento da produção

7.2.1 Identificação dos requisitos do produto

7.2.2 Revis√£o dos requisitos do produto

7.2.3 Comunicação com o cliente

7.5.5 Validação de processos

8.1 Planejamento

8.2.1 Satisfação do cliente

8.2.3 Medição e monitoramento dos processos

8.5.1 Planejamento para a melhoria contínua

13. QUE ORIENTAÇÃO POSSO OBTER PARA IMPLANTAR A ISO 9000?

NBR Iso 9000:2000

Sistemas de gest√£o da qualidade - Fundamentos e vocabul√°rio

NBR iso 9001:2000

Sistemas de gest√£o qualidade – requisitos

NBR iso 9004:2000

Sistemas de gest√£o da qualidade – Diretrizes para melhorias de desempenho

NBR ISO 10005:1997

Gest√£o da qualidade - Diretrizes para plano da qualidade

NBR iso 10006:2000

Gest√£o da qualidade – Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos

NBR ISO 10007:1996

Gestão da qualidade - Diretrizes para a gestão da configuração

NBR ISO 10012-:2004

Sistemas de gestão de medição - Requisitos para o processo de medição e equipamento de medição

abnt iso/tr 10013:2002

Diretrizes para documentação de sistema de gestão da qualidade

ABNT iso Tr 10014:2000

Diretrizes para gest√£o dos aspectos econ√īmicos da qualidade

NBR ISO 10015:2001

Gest√£o da qualidade - Diretrizes para treinamento

ABNT iso RT 10017:2000

Guias de técnicas estatísticas para a NBR-ISO 9001:1994

nbr 14919:2002

Sistema de gest√£o da qualidade – Setor Farmac√™utico – Requisitos espec√≠ficos para aplica√ß√£o da NBR ISSO 9001:2000 em conjunto com as boas pr√°ticas de fabrica√ß√£o para a ind√ļstria farmac√™utica (BPF)

NBR 15075:2004

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos particulares para aplicação da NBR ISO 9001:2000 para as empresas de serviços de conservação de energia (ESCO)

NBR ISO 19011:2002

Diretrizes para auditoria de sistema de gest√£o da qualidade e/ou ambiental




14. COMO ESCOLHER UMA ENTIDADE CERTIFICADORA?

A Certificação é o processo pelo qual a organização procura demonstrar para seus clientes que tem um sistema de qualidade implantado.

Para escolher a entidade certificadora, procure ouvir seus clientes para ver se eles tem alguma preferência.

Se a sua organização exporta produtos, procure escolher uma organização que seja bem conhecida nos países que compram seus produtos.

15. QUAIS OS ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO EXISTENTES NO BRASIL?

No Brasil o INMETRO é o responsável pela fiscalização ( acreditação ) dos organismos certificadores.

Os seguintes organismos de certificação atuam no Brasil

( dados obtidos em abril/2004 no site: www.inmetro.gov.br):

ORGANISMO

TELEFONE

E-MAIL

ABNT

21-3974-2367

abntcertdir@abnt.org.br

ABS

11-3846-8611

ajacintho@eagle.com

ACTA

21-2220-1763

acta@acta.org.br

BRTUV

21-2532-2113

brtuvrio@brtuv.com.br

BUREAU COLOMBO

21-2213-1260

Ciro@bcolombo.com.br

BVQI

21-2505-6000

Eduardo.bello@br.burauveritas.com

CCB

11-2575-2899

Ccb@ccb.org.br

CTA

12-3947-5265

qin@ifi.cta.br

DNV

11-3815-5399

Mauricio.venturin@dnv.com

DQS

11-5696-5920

dqs@dqs.com.br

Fundação Vanzolini

11-3836-6566

certific@vanzolini.org.br

Germanisher Lloyd

11-3862-4781

Glcsa@sol.com.br

ICQ

62-219-1322

icq@icqbrasil.com.br

IQA

11-5533-4545

iqa@iqa.org.br

LLOYD’S REGISTER

11-3046-4040

Alexandre.carvalho@lrqa.com

MIC DO BRASIL

12-3937-5007

diretoria@micdobrasil.com.br

RINA

11-5053-5000

Saopaulo.office@rina.org

SAS

31-3261-2450

sas@sas.org.br

SGS

11-5504-8930

Rosemary.vianna@sgsgroup.com

TECPAR

41-316-3000

tecpar@tecpar.br

TUV RHEINLAND

61-364-5484

caio@tuvbrasil.com.br

UCIEE

11-3088-9000

uciee@uciee.org.br

UL UNDERWRITERS LABORATORIES

11-3049-8300

Irineu.luttenschlager@br.ul.com

16. Qual é a relação entre a ISO 9000 e os Prêmios de Qualidade?

A ISO 9000 deve ser considerada como requisitos mínimos para um Sistema da Qualidade. Implantar a ISO 9000 não significa automaticamente ter padrão elevado de qualidade. Depende da forma como foi implantado. Ter o sistema de +qualidade certificado pela ISO 9000 significa que todos os processos da organização são executados de forma controlada.

Os Pr√™mios Nacionais de Qualidade, como por exemplo, o brasileiro (Pr√™mio Nacional da Qualidade - PNQ), o americano (Pr√™mio Malcolm Baldrige) e o japon√™s (Pr√™mio Deming) t√™m requisitos de avalia√ß√£o muito mais exigentes do que as cl√°usulas da ISO. S√£o utilizados para avaliar organiza√ß√Ķes consideradas de Classe Mundial. Organiza√ß√Ķes que tem sistema de qualidade certificado pela norma ISO 9000 tem de 30 a 50% dos pontos requeridos por esses pr√™mios.

BIBLIOGRAFIA:

1. Oliveira, Marcos DOCUMENTAÇÃO PARA A ISO 9001:2000, 2001, E-ditora QUALITAS, Salvador

2. Oliveira, Marcos IMPLANTANDO A ISO 9001:2000 EM PEQUENAS E M√ČDIAS EMPRESAS, 2001, E-ditora QUALITAS, Salvador

3. Oliveira, Marcos QUALIDADE: O DESAFIO DA PEQUENA E M√ČDIA EMPRESA, 1993, Ed. Qualitymark, Rio de Janeiro

fonte: http://www.qualitas.eng.br/qualitas_minicurso_iso9001.html

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc

Certified Quality Engineer – ASQ/USA

Diretor da QUALITAS

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