Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Show ad in Posts/Pages

CASCA GROSSA



As pessoas andam muito suscetíveis aos problemas. Elas ficam vulneráveis demais ao mundo externo. Além disso, dão muita importância ao que falam sobre elas. Muitas, infelizmente, vivem cabisbaixo, pessimistas, arrasadas, porque dão atenção em demasia ao que os outros estão dizendo delas.

Problemas sempre vão existir, na minha e na sua vida. O maior erro de qualquer treinamento é enganar as pessoas, concluindo que dá para ter uma vida sem problemas. Isso não existe. Se você treina alguém, e diz a essa pessoa que para ela ter um sucesso e ser feliz precisa resolver todos os seus problemas, estará criando um deus, mas não um ser humano.

É preciso que você saiba que ninguém vive sem um pouco de estresse, insônia, medo, insegurança. Nem os mais ricos do planeta têm esse privilégio.

É necessário aprender a conviver com os problemas. Não se conformar com eles, mas, conviver, saber lidar com cada um que aparece. Quando você tem essa aceitação, cada problema que surge, você o sente, e logo procura meios de resolvê-los. Aliás, no mundo dos negócios, por exemplo, ganha mais quem pega mais encrencas para resolver, e resolve.

Se você trabalha e não tem problemas, procure alguns, porque não dá para ter sucesso sem eles. Em toda a empresa que faço treinamentos, ordeno que procurem problemas, daqueles bem cabeludos, e resolvam.

Mas como resolver os problemas? Como não entrar em parafuso onde ser bom e ótimo já não é mais suficiente, e parece que todo mundo tem de ser excelente? Além disso, como solucionar o que todos estão dizendo que não tem solução?

É simples. Você precisa criar uma casca grossa. Sim, isso mesmo. Você tem de se blindar contra o pessimismo, contra o que os economistas estão dizendo, o que as pessoas estão falando de ruim. Não dê ouvidos a noticiários sobre crises. Fique antenado em tudo o que está acontecendo, claro, mas não aceite passivamente que as coisas vão entrar num colapso só porque as previsões não são as melhores. Há pessoas que dão muito mais valor a que o horóscopo diz do que à capacidade que elas têm de fazer acontecer.

Filtre tudo o que ouve, o que vê. Não deixe que sua mente registre de forma privilegiadas o negativismo que estão querendo entregar a você. A maioria das pessoas traz um pacote de crenças terríveis sobre a vida. Aprenderam desde cedo, no seio familiar, no convívio que tiveram, que as coisas são mesmo difíceis, que os problemas são muitos, e, em vez de terem uma atitude que quebre, descristalize essas crenças negativas, elas simplesmente se acomodam, aceitado passivamente que o melhor é desistir. Como dizia Peter Drucker, “as pessoas não fracassam, elas simplesmente desistem antes de dar certo”.

Sempre me perguntam se eu não tenho problemas, pois sempre estou “pra cima”, alto astral, pensando positivamente. Claro que tenho, e muitos, graças a Deus. Sempre que resolvo um, ganho mais, fico mais felizes e ajudo as pessoas.

Aprendi desde cedo a ter uma casca grossa. A vida que dá um tapa todo dia na sua cara, é a mesma que lhe pega no colo. Você só tem de aprender a revidar esses tapas, para não se nocauteado pelos acontecimentos externos. Se você colocar na sua mente que vai fazer tudo o que você puder, e até o que não puder, para sair de uma crise, seja ela financeira, num relacionamento, na vida pessoal ou profissional, ninguém para você: a não ser você mesmo.

Óbvio que as pessoas nos ajudam muito. Precisamos de opiniões, conselhos, críticas, parcerias. Mas ninguém tem mais responsabilidade sobre os nossos resultados do que nós mesmos. É por isso que sua casca tem de ser grossa, igual a de um tatu, que quando está ameaçado, deixa só a casca dura para ser atacada, geralmente se safando dos perigos.

O sofrimento deixa você com a casca mais grossa. Por isso, às vezes é bom sofrer, passar por dificuldades e problemas. Quanto antes você passar por isso, melhor.
Eu agradeço todos os dias por ter tido que vender ferro velho para comprar material escolar, por ter trabalhado como gari, ter vendido esfregadeira de roupa para comprar meus próprios tênis. E isso tudo aconteceu na minha juventude. Isso me fez criar uma casca grossa, resistir à tentação de reclamar em vez de fazer.

Mas não importa sua idade, nem a situação que enfrenta agora. Eu sei que ela pode estar difícil, e você deve imaginar que é o ser humano mais sem sorte do mundo. Que bom. Sorte não ajuda ninguém que não trabalha e que não tem a casca grossa.
Eu fui muito pobre, e só não fui mais pobre porque não quis, pois chance eu tive bastante!

Passei por tantas dificuldades que, quando meu primeiro filho nasceu, eu não tinha dinheiro nem para comprar leite e fraldas. Me senti o homem com o menor valor do mundo, e esperava que alguém me ajudasse. Enfiei a cabeça no buraco achando que teriam dó de mim. Mas, nem me dei conta de que quando a gente coloca a cabeça no buraco, deixa a retaguarda desprevenida, e aí...

Meu campeão, minha campeã, esqueça tudo o que já lhe disseram que não tem jeito. Arrombe o cofre da sua mente e tire as ideias negativas, pessimistas, de incapacidade que colocaram aí e você aceitou. Você tem de aguentar porrada, e se levantar. Sabe por que? A resposta é simples: você já viu alguém caído vencer na vida? Jà viu alguém que fica com medo das tempestades aproveitar a beleza do arco-íris que surge no meio dela?

Você tem o poder, e o direito de se dar bem na vida, em todos os sentidos. Você tem o direito de ser feliz e fazer quem você ama feliz também.
Nada pode parar quem tem uma casca grossa, a não ser a própria pessoa.
Proteja-se de pessoas negativas, afaste-se delas se não tiver outro jeito. Desligue o rádio, a tv, e não ouça tanta coisa ruim. Vá caminhar num parque, visitar um cliente, ajudar alguém que esteja numa situação pior que você.

Ouça uma boa música, arregace as mangas, tire a cabeça do buraco e vá cumprir sua jornada, sua missão. O mundo está maluco para dar o que você quer. Mas você tem de ir buscar, com a casca bem grossa, caso apareçam dificuldades pelo caminho (claro que elas vão aparecer).

Lembre-se sempre disto: “pensar positivo, ser otimista, não é a única coisa que faz de você um vencedor. Mas, pensar negativo é tudo o que você precisa para ser um derrotado”.

Eu torço por você.

Grande abraço, um beijo no coração, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!

Por: Professor Paulo Sérgio
Professor Paulo Sérgio Buhrer, graduado em Ciências Contábeis pela UNICENTRO, com Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Com Pessoas, Palestrante Campeão pelo Instituto Gente, do Dr. Roberto Shinyashiki, Negócios Campeões, Vendas Campeãs e Líderes Campeões pelo mesmo instituto e Certificado em Vendas pela VENDAMAIS DO BRASIL. Ministra palestras e eventos por todo o território nacional nos temas: MOTIVAÇÃO, VENDAS e LIDERANÇA. Sua ênfase é entender a alma e o comportamento humano, para a formação de pessoas para que conquistem resultados extraordinários!

Fonte: www.administradores.com.br


Postar um comentário

0 Comentários