quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dunga x Maradona: qual perfil comportamental funciona melhor?














Qual estilo de lideran√ßa voc√™ prefere: Dunga ou Maradona? √Č poss√≠vel aprender a identificar o estilo de lideran√ßa observando os jogos da Copa do Mundo, especialmente as sele√ß√Ķes de Brasil e Argentina.

Comportamentos s√£o observ√°veis. Com um pouco de treino e conhecimento, por meio da observa√ß√£o, √© poss√≠vel identificar estilos comportamentais e, a partir da√≠, prever como a pessoa se comportar√° em determinadas situa√ß√Ķes.

Não sou conhecedor de futebol, pelo contrário, somente na época de um evento dessa magnitude, é que passo a acompanhar a maioria dos jogos e a observar o comportamento dos técnicos e de seus jogadores.

Porém, fazendo uma ligação direta com o futebol, a liderança é exercida pelo técnico da seleção. E aqui estão em jogo três competências importantes para o exercício dessa liderança, baseadas no conceito DISC, que são:

- Foco em objetivo e diretividade (compet√™ncia com alta Domin√Ęncia);


- Capacidade de comunicação e persuasão (competência com alta Influência)


- Investigação e lógica (competência com baixa Influência)

Tanto Dunga quanto Maradona tendem a apresentar alto grau de Domin√Ęncia e, naturalmente, exercem a compet√™ncia comportamental Foco em Objetivo e diretividade com maestria.

Pessoas com essas caracter√≠sticas tendem a ser muito competitivas, ambiciosas, audazes, francas, firmes, en√©rgicas, diretas, assertivas, objetivas, iniciadoras, esfor√ßadas. Mas podem tamb√©m demonstrar agressividade e, por vezes, arrog√Ęncia.

Alguém discordaria que Dunga e Maradona possuem grande parte dessas características comportamentais? Então, onde o comportamento dos dois diverge radicalmente? Simples: Maradona é pura emoção, Dunga é pura razão.

Mas vamos entender melhor o que está por trás desse estilo comportamental e a alta e a baixa Influência que cada um apresenta, o que desencadeia diferentes perspectivas comportamentais:

Maradona possui alta capacidade de Comunica√ß√£o e Persuas√£o. Para ele, o jogo tem que ser um show √† parte, brilhar e aparecer faz parte da sua natureza comportamental. Os treinos eram abertos ao p√ļblico e a m√≠dia era sempre bem-vinda. Ele sente necessidade de agradar as pessoas, beijos e abra√ßos s√£o distribu√≠dos com muita facilidade. E isso tem l√° o seu poder de motiva√ß√£o. Jogadores se sentem queridos e protegidos, o povo argentino se sente parte do time e estamos observando os resultados desse tipo de lideran√ßa. Maradona explora o talento individual de seus jogadores, tal qual sua personalidade comportamental. E est√° funcionando.

Dunga possui alta capacidade de Investigação e Lógica. Nesse caso, o jogo tem que ser suficientemente eficiente para gerar os resultados que ele e o time traçaram. O show não é o que importa e tampouco se as pessoas não gostem disso. Os treinos eram fechados e a mídia não era bem-vinda. Ele não se incomoda em agradar ninguém se isso for atrapalhar seu objetivo. Ele não sente necessidade de ficar "bonito na foto". Ele quer o resultado, mesmo que um 0 x 0 seja o suficiente.

Tenho certeza que se ele pudesse optar em não dar as entrevistas coletivas, ele não daria. Ele prefere trabalhar fortemente com o seu time ao invés de trabalhar, neste momento, com a emoção dos brasileiros. Dunga explora o conjunto do time, não dando muito espaço para brilhos individuais, tal qual sua personalidade comportamental. E está funcionando.

Se você fosse escolher um estilo de liderança comportamental a desenvolver, seria o de Maradona ou o de Dunga?

Lembre-se que comportamentos são treináveis. O que precisamos identificar é qual o estilo que queremos adotar.

* Rubens Gustavo Gurevich, CEO Your Life do Brasil


Fonte:

0 coment√°rios:

Postar um coment√°rio