quinta-feira, 29 de julho de 2010

Entrevista? Veja as dez perguntas mais comuns nos processos de emprego


Especialistas explicam que nas entrevistas s√£o abordadas quest√Ķes sobre a forma√ß√£o, comportamento e fam√≠lia


Antes de uma entrevista de emprego, √© normal o nervosismo tomar conta do candidato. √Č nesse momento que sempre tem algu√©m que diz: "√Č s√≥ se preparar que d√° para se sair bem”. Mas, como se preparar para uma entrevista? Saber o que pode ser abordado na conversa ajuda.

“De uma maneira geral, existem tr√™s temas que abordamos na entrevista: perfil t√©cnico, comportamental e hist√≥rico familiar”, comenta a consultora de Recrutamento e Sele√ß√£o da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Ana Paula Mendes Oliveira. A ideia de abordar esses tr√™s assuntos √© avaliar as expectativas do profissional √†s necessidades da empresa. “Quando voc√™ est√° com um curr√≠culo na m√£o, √© preciso entender como o profissional conseguiu a forma√ß√£o e as compet√™ncias que est√£o no curr√≠culo dele”, refor√ßa a consultora.

Para a consultora de Recursos Humanos da Catho Online, Patrícia Pereira, as empresas procuram saber sobre a vida profissional do candidato e avaliam como ele se comporta em um ambiente de trabalho. "Avaliam como ele pode contribuir para o desenvolvimento da organização, se apresenta as competências desejadas para o cargo pretendido e se possui perfil para trazer os resultados que a empresa precisa", afirma.

“N√£o existem regras para responder as perguntas em entrevistas”, lembra a gerente de Projetos do Grupo Foco, Francilene Ara√ļjo. “A resposta 'quadradinha' n√£o √© bacana”, recomenda Francilene √†queles que j√° v√£o para as entrevistas armados com respostas prontas. Nem sempre d√° certo.

Técnico e prático


Se, para o candidato √† vaga, n√£o √© f√°cil encarar uma entrevista, para o entrevistador, tamb√©m n√£o √© f√°cil selecionar. Por isso, as perguntas devem abarcar v√°rios aspectos da vida do entrevistado, inclusive os aspectos mais pessoais. “Muitas vezes, o candidato est√° em um momento complicado da vida e a empresa n√£o pode receb√™-lo nessas condi√ß√Ķes”, afirma Ana Paula.


Sobre o tema que envolve quest√Ķes mais t√©cnicas, a consultora explica que as perguntas focam na forma√ß√£o do profissional e suas experi√™ncias no mercado. “Que tipo de atividade ele executava, a quem ele se reportava, motivo da sa√≠da. S√£o essas as perguntas feitas sobre esse tema”, afirma.

No campo do comportamento, as perguntas tentam abordar situa√ß√Ķes que o profissional j√° vivenciou. “Perguntamos sobre as frustra√ß√Ķes, conflitos e estilo de lideran√ßa que esse profissional tem”, explica Ana Paula. Nesse campo, a ideia √© perceber como o profissional se porta no ambiente de trabalho. “Como ele lida com [avalia√ß√Ķes] devolutivas negativas?”, questiona a consultora.

As dez mais


Para n√£o chegar a uma entrevista sem ter ideia sobre os questionamentos, a gerente do Grupo Foco e a consultora da Catho listaram, a pedido do InfoMoney, as dez perguntas mais comuns em entrevistas. Lembrando que n√£o existem regras para responder √†s perguntas. √Č preciso ser sincero, claro e manter sempre um racioc√≠nio linear.


1. Qual a expectativa futura do profissional? Como ele se vê a médio e longo prazo? Ou quais são os objetivos a curto e médio prazo?


Francilene explica que profissionais mais experientes conseguem desenvolver melhor a resposta. “O entrevistado tem de ter um entendimento da pr√≥pria carreira, do que ele quer profissionalmente”, afirma. Para a consultora da Catho, ser direto na resposta pode gerar um impacto positivo. "A longo prazo, cite sua vontade de crescer profissionalmente, alcan√ßar outros cargos e trazer resultados", diz Patr√≠cia.

2. Quais as expectativas do profissional com relação à vaga? O que ele deseja da posição oferecida?


“Essa pergunta vai identificar se a vaga √© de fato o que o profissional quer naquele momento”, afirma Francilene. A pergunta pode ser mais direta. Para Patr√≠cia, a pergunta "qual √© o seu objetivo profissional?" √© mais comum.

"Nesse momento, quanto mais alinhado o candidato for com a vaga que pretende preencher, melhor", lembra a consultora.

3. O que o profissional acha da empresa?


A gerente do Grupo Foco explica que essa pergunta √© feita para aqueles que sabem qual √© a empresa que oferece a vaga. “A pergunta vai revelar o interesse do candidato”, afirma Francilene. “Se ele souber qual √© a empresa, ele deve olhar o site”, ressalta. Se o processo de sele√ß√£o √© terceirizado e a empresa n√£o for informada aos candidatos, os profissionais devem dar uma olhada no site da empresa que est√° fazendo a sele√ß√£o.

4. Quais foram as realiza√ß√Ķes do candidato? Ou fale sobre sua experi√™ncia profissional?


Aqui, a ideia √© saber o que de fato o candidato fez nas empresas onde atuou. “Ele vai dizer como ele contribuiu para melhorar os processos de trabalho”, explica Francilene. Por exemplo, se ele √© um estagi√°rio e fez uma planilha que facilitou determinado processo, isso deve ser mencionado quando perguntado. "O ideal √© o candidato mencionar resumidamente os principais resultados que alcan√ßou nas empresas onde atuou", completa Patr√≠cia.

5. O que o profissional tentou fazer na empresa onde atuou e n√£o deu certo e o que ele tentou e n√£o

conseguiu implantar por motivos externos? Ou cite uma experiência memorável na carreira e algum projeto que não deu certo.


Essa quest√£o, assim como todas as outras, n√£o tem segredo. “O candidato tem de responder de acordo com a experi√™ncia dele”, lembra a gerente do Grupo Foco. "O candidato pode explicar com mais detalhes uma experi√™ncia positiva que vivenciou em determinada empresa e mencionar como a sua atua√ß√£o contribuiu efetivamente para a conquista daquele resultado", refor√ßa Patr√≠cia.

6. Qual o tipo de empresa que o candidato gostaria de trabalhar?


A quest√£o √© gen√©rica mesmo. “N√£o podemos direcionar as respostas”, explica Francilene. A resposta inclui dizer em qual segmento o profissional gostaria de trabalhar, o porte da empresa e o tipo de lideran√ßa.

7. O que o líder do profissional diria a respeito dele?


“√Č uma pergunta para entender como ele percebe o outro. √Č uma autocr√≠tica”, explica Francilene. Para os profissionais acostumados a participar de avalia√ß√Ķes de desempenho, a resposta vir√° sem dificuldades, acredita Francilene.

8. Se esse profissional tiver subordinados ou colegas, o que eles achariam dele? Ou como era seu relacionamento interpessoal na √ļltima empresa?


“√Č para entender como o profissional percebe o ambiente no qual ele trabalha”, explica Francilene. Para Patr√≠cia, o mais adequado √© que o candidato explique que procurava manter com todos relacionamento de respeito, esp√≠rito de equipe e profissionalismo. "Caso tenha tido algum problema de relacionamento, n√£o deve mentir, mas tamb√©m, n√£o deve fornecer detalhes", afirma a consultora.

9. Como é o seu estilo de trabalho?


Mais uma vez a pergunta √© gen√©rica. “O candidato deve responder do jeito e foco que ele achar que deve responder”, refor√ßa a gerente.

10. Quais s√£o os pontos positivos que favorecem o trabalho dos profissionais e os negativos que ele pode melhorar e desenvolver o trabalho dele?


"O ideal é mencionar pontos fortes que impactam diretamente nas suas atividades do dia a dia profissional", afirma Patrícia. "Uma dica é citar aquelas características que toda empresa quer em um candidato, como proatividade, dedicação, responsabilidade", aconselha, sem esquecer de que é melhor ser sucinto na resposta. Já com relação aos pontos fracos dos profissionais, a consultora aconselha não mencionar algo muito negativo. "O mais adequado é mencionar algum ponto fraco que seja uma característica boa, só que em excesso. Exagerar uma qualidade é um defeito, mas é aceitável".


A décima primeira pergunta


Por que devemos contrat√°-lo?
Essa é a pergunta que pode deixar qualquer candidato ainda mais nervoso. Para a consultora da Catho, não existem segredos para a resposta. "O mais indicado é mencionar de forma direta alguns diferenciais do seu perfil, e como eles podem contribuir para a conquista dos resultados que a empresa deseja", aconselha Patrícia.


Fonte: www.administradores.com.br - 19 de julho de 2010, às 00h11min - Por Camila F. de Mendonça, InfoMoney

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