quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Para ser líder, é preciso estar preparado



Para chegar a ser líder é preciso querer ser líder. As responsabilidades e cobranças são grandes e é necessário ter disponibilidade e vontade para assumir a liderança em qualquer situação.



Para chegar a ser líder é preciso querer ser líder. Há quem prefira dedicar mais tempo à vida particular que ao trabalho. As responsabilidades e cobranças são grandes e é necessário ter disponibilidade e vontade para assumir a liderança em qualquer situação. Se esse não for o caso, pode-se contribuir com a equipe individualmente, ajudando no crescimento e no sucesso sem ter essas responsabilidades.

Para se sentir preparado busque conhecer todos os problemas pessoais e profissionais e gerencie suas solu√ß√Ķes. Voc√™ pode, por exemplo, ter uma d√≠vida e planejar seu pagamento, n√£o pode √© simplesmente esquecer a d√≠vida. Ter problema n√£o √© problema. Problema √© n√£o conhec√™-los e n√£o gerenci√°-los.

Voc√™ j√° reparou quantas novas profiss√Ķes e especializa√ß√Ķes surgem a cada ano? At√© bem pouco tempo atr√°s t√≠nhamos pouqu√≠ssimas profiss√Ķes, poucas op√ß√Ķes de escolha. Mas o conhecimento tamb√©m proporciona escolhas. Cada dia mais n√≥s somos for√ßados a decidir o que queremos ser.

Agora, se você preencher o requisito básico da disponibilidade de aceitar responsabilidades, não se renegue como líder em potencial. Coloque-se no lugar certo e aguarde o melhor momento. O importante é parecer confiante, mesmo se esta não for a realidade em seu interior. As pessoas não irão perceber e poderão valorizá-lo pelo que você aparenta. Agora, procure se preparar o melhor possível sempre, pois quanto mais preparado você estiver, mais confiança irá transmitir aos outros.

Você pode se considerar preparado e se dizer um bom líder quando:

• Souber exatamente o que todos da equipe devem fazer.
• Conseguir definir metas dif√≠ceis, mas realiz√°veis para todos da equipe.
• Tiver condi√ß√Ķes de avaliar as metas de maneira f√°cil.
• Todos os membros da equipe souberem exatamente o que devem fazer.
• Tiver escr√ļpulos e for um exemplo para a equipe.
• For imparcial, justo e tratar os membros da equipe como iguais.
• For respons√°vel.
• Interessar-se sinceramente pelos membros da equipe.
• Confiar e apoiar os membros da equipe.
• Conseguir ser flex√≠vel e ajustar seu estilo de lideran√ßa √†s circunst√Ęncias.
• Incentivar e reconhecer os progressos e √™xitos de todos na equipe.
• Conseguir se adaptar √†s metas da equipe quando necess√°rio.

E quanto à aposentadoria? Você acha que ela representará o fim de sua vida de trabalho? E se ela ocorrer na faixa dos seus 50 anos, você está preparado para ficar até os 90 anos sem nenhuma atividade profissional? E o que você irá fazer quando esse momento chegar? Já pensou nesse assunto?

Mesmo que seja por causa das necessidades econ√īmicas, sua vida profissional dever√° continuar. Por mais que as pessoas invistam em seus planos de aposentadoria, somente um n√ļmero muito reduzido delas poder√° viver sem alguma forma de rendimento extra. Cada dia mais n√≥s temos a possibilidade de chegar aos 100 anos com lucidez. Os pesquisadores de medicina, juntamente com os da engenharia gen√©tica, est√£o possibilitando que isso se torne realidade.

Fique atento, porque não é possível tornar-se um líder em um curso de 20 horas. Cursos, seminários, palestras, livros e textos que você ler irão despertá-lo para os conceitos de liderança. O resto virá no aprendizado diário e sem fim. Para se tornar um grande líder você precisa trabalhar muito e duro. Lembre-se de que os líderes exalam autoridade e esta precisa ser conquistada.

Pense sobre tudo isso e procure estar preparado!

Fonte:
Por Sonia Jord√£o
Extraído do livro de Sonia Jordão A arte de liderar РVivenciando mudanças num mundo globalizado.

Sonia Jord√£o √© especialista em lideran√ßa, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudan√ßas num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? Como deixar de ser um l√≠der explosivo” e “E agora, L√≠via? – Desafios da lideran√ßa”.

e-mail: contato@soniajordao.com.br

Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecernegocios.com.br, www.umnovoprofissional.com.br e www.editoratecer.com.br. 

 Blog: http://soniajordao.blogspot.com 

Siga-me no twitter: http://twitter.com/soniajordao

0 coment√°rios:

Postar um coment√°rio