quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como fazer suas idéias "colarem" nas pessoas?


Você já deve ter ouvido falar sobre uma história sobre rins, uma banheira de gelo, correto? Poderosa lenda urbana. Porque algumas histórias ou apresentações ficam na nossa memória, e outras não?

Assunto de uma interessante matéria aqui em Stanford, como fazer suas idéias se fixarem nas pessoas é uma questão nem sempre tão simples.

Quantas vezes vemos excelentes apresentações em reuniões cheias de gráficos, estatísticas e excelente linguagem, mas ao final não nos lembramos do que foi apresentado?

Fato é, algumas idéias são memoráveis e persistem por si só, verdadeiras ou falsas, enquanto outras não se fixam.

Estudando essas idéias com poder de se fixarem na mente das pessoas, pesquisadores e estudiosos encontraram alguns padrões em comum:

- simples, essas idéias transmitem o principal de forma clara; é importante priorizar o que for transmitido, de forma simples e profunda;

- inesperadas, tentam de alguma forma surpreender o receptor, violar suas expectativas, sendo contra-intuitivas;

- concretas, dessa forma significarão a mesma coisa para todos receptores, sem interpretações;

- credibilidade, de forma as pessoas acreditarem sem ceticismo;

- emotivas, de forma que as pessoas sintam algo e liguem para as idéias;

- histórias; contra histórias dentro das idéias é uma excelente forma de fazer as pessoas mentalizarem e responderem mais rapidamente as idéias.

Como um exemplo, uma entidade norte americana queria alertar para o perigo e divulgar que um balde de pipocas de cinema continha 37 gramas de gordura saturada, acima das 20 gramas de uma dieta regular. Mas divulgar dessa forma não faria diferença. Como então fazer de uma forma que chamaria a atenção das pessoas?

Divulgaram da seguinte forma, através de um filme criativo: um balde de pipoca contém mais gordura que um prato de bacon e ovos, um Big Mac com fritas e refrigerante, e um bife com batatas, tudo junto. O resultado foi excelente.

Para nós executivos, muitas vezes queremos transmitir mensagens aos colaboradores, clientes, etc…, e muitas vezes preparamos apresentações cheias de dados e gráficos, mas esquecemos de preparar uma mensagem que realmente vai “colar”nas pessoas. Nem todas comunicações precisam ser memoráveis e precisam se fixar, mas tem algumas vezes que queremos especialmente transmitir cultura da empresa, diretrizes, foco, e estes conceitos são importantes.

Já parou pra pensar sobre isso? O que faz as idéias fixarem em você? Algum exemplo interessante? Quer mais material sobre o assunto? Comente

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