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CASES LOGÍSTICA

Arezzo

Minimização de erros

Em 2004, a Arezzo precisava diminuir a complexidade da
operação, melhorar as margens do negócio e implementar um novo modelo de
operação logística otimizada para consolidar resultados, identificar
divergências, solidificar as boas práticas e definir o processo de expansão.
Com o trabalho da ABGroup, a Arezzo adquiriu capacidade para ser responsável
pelas operações logísticas internas no centro consolidador do Rio Grande do Sul
e para eliminar a complexidade e confusões, o faturamento da fábrica passou a
ir para a Arezzo (RS) e para a Arezzo (SC) e não mais para os franqueados. Com
a mudança na operação logística, que passou a ser feita em conjunto com o novo
operador logístico houve melhora no prazo de entrega, além de diminuição dos
erros. “Tínhamos problemas de extravios de mercadorias e demora nas entregas.
Atualmente nossos problemas de entregas e extravios estão em um nível aceitável
e dentro da realidade de mercado”, diz Reinaldo Olivetti, Gerente de Logística
da Arezzo.
Este ano a Arezzo estava com um novo problema. Após adquirir
a Schutz, que possuía um operador logístico diferente do dela, a companhia
avaliou a possibilidade de consolidar as operações em um único operador
logístico. Para isto, a ABGroup realizou uma avaliação técnica, operacional,
comercial, mercadológica, financeira e de riscos dos dois operadores logísticos
e definiu a melhor escolha para a Arezzo. “Estamos com o mesmo operador
logístico há mais de 3 anos e meio e a ABGroup é parceira da empresa há mais de
quatro anos e com certeza participará de novos projetos pelo alto grau de
profissionalismo que a norteia”, afirma Olivetti.





Castro Atacadista

Resultados Positivos

Fundada há 40 anos em Barreiras, na região Oeste na Bahia, a
Castro Atacadista passou por uma renovação com a segunda geração assumindo o
leme dos negócios. “Emendamos três projetos com o ABGroup. O primeiro projeto
consistiu no diagnóstico das áreas de Logística, Compras e Vendas; o segundo
foi a implantação de mudanças na área de Movimentação e Armazenagem e o
terceiro fizemos uma otimização da área de vendas combinada com a implantação
de um WMS”, conta o diretor, Mauricio Castro. A empresa atua em quatro
segmentos: atacado de entrega, distribuidor exclusivo, auto-serviço e
supermercado.

“Depois de conhecer o Centro de Distribuição da Codical, na
Bahia, e ver a paletização e a verticalização do armazém, despertei para a
necessidade de fazer esse tipo de trabalho na empresa”, revela o diretor. “Foi
uma reforma e tanto”, completa Castro, informando que a empresa decidiu trocar
todo o piso do armazém, fazer a verticalização do CD, implantar os processos de
movimentação e armazenagem, treinar os funcionários e estabelecer o pagamento
por produtividade para a equipe de logística.

Um dos resultados positivos depois de implantar as mudanças
foi a eliminação do custo com a contratação de “chapas” para descarregar os
caminhões. “O processo de descarga era terceirizado e a empresa passou a ter
uma receita de R$ 10 mil por mês ao eliminar o custo com ‘chapas’”, diz Castro.

As devoluções dos clientes caíram 20% e o número de avarias
internas do armazém registrou uma redução da ordem de 70%. O nível de serviço
ao cliente aumentou 20%. “Com isso, o faturamento cresceu 10%”.




Editora Record

Consolidação de resultados

Dar mais agilidade e consolidar a operação de distribuição
de um dos grupos editoriais mais dinâmicos do mercado, a partir de uma única
praça, foi um dos trabalhos realizados pela ABGroup para a Editora Record. Com
a expansão da empresa, que ao longo do tempo adquiriu outras editoras como o
José Olympio, a Best Seller e a Bertrand Brasil, a empresa passou a distribuir
os seus livros a partir de São Paulo e do Rio de Janeiro em três Centros de
Distribuição (CDs), o que atrapalhava a distribuição, acarretava em demora nas
entregas e gerava altos custos para a companhia.
Todas as editoras compradas pelo Grupo Editorial Record
tinham operadores logísticos diferentes. Após as compras, as operações de
vendas de todas as editoras saiam de diferentes CDs para serem consolidadas em
uma entrega única, o que gerava burocracia e atrapalhava a competitividade da
Record perante à concorrência. Para comportar as quatro editoras do Grupo, a
ABGroup, no trabalho realizado de janeiro de 2006 a novembro de 2007, adequou
um novo layout para os CDs do Rio de Janeiro, onde a operações foram
centralizadas. O CD de São Paulo foi desativado e todos os custos inerentes a
uma operação triangular de estoque e pessoal foram economizados.
No primeiro armazém foi realizado o trabalho de picking,
pulmão e a parte do procedimento operacional de expedição e de armazenagem.
Além disso, foi feita a avaliação, seleção e implantação do sistema de
gerenciamento de armazém (WMS). Na implantação do sistema de WMS foi realizada
uma avaliação de aderência para detectar as reais necessidades de customização.
No segundo armazém, além do estoque, é onde se realiza a logística reversa, -
quando os livros são recolhidos das livrarias e retornam ao CD.
O treinamento da equipe operacional e a capacitação na
gestão de transporte para uma melhor negociação com transportadoras para
atendimento em todo o Brasil trouxe excelentes resultados para a editora. “Em
média um pedido levava 1,8 dia para ser atendido e hoje o tempo máximo é de 24
horas, o que nos proporcionou ficar mais rápidos e competitivos em um mercado
que preza pela rapidez”, diz Sônia Jardim, Vice-presidente de Operações do
Grupo Editorial Record.
Além da redução do prazo de atendimento, com a centralização
houve uma redução na conta de frete, ganho de produtividade da equipe de 20%, e
melhoria na acuracidade do estoque. “Foi um trabalho muito profissional. É o
segundo projeto que eles fazem para a gente e isto é um bom sinal, pois se você
retoma um trabalho com alguém é porque ficou satisfeito. Há doze anos fizemos
uma mudança de layout e quando sentimos a necessidade de estruturar a área
técnica da operação lembramos da ABGroup”, comenta Sônia.



Codical

Momento da virada

Nos últimos anos o mercado atacadista distribuidor passou por
mudanças significativas e uma das principais foi a segmentação das atividades
das empresas. Muitas companhias deixaram de ser atacadistas generalistas para
se tornarem distribuidoras. Nessa mudança foi preciso rever processos e
capacitar a equipe. Foi nesse momento de transição que a Codical, de Santo
Antonio de Jesus, na Bahia, decidiu fazer uma parceria com o ABGroup. “Já faz
oito anos que trabalhamos com o ABGroup”, diz Nilson Borges, presidente da
empresa.

As mudanças começaram na área de logística e logo se
estenderam para toda a empresa, em uma ação integrada. O ABGroup traçou todo o
projeto logístico e comandou desde a verticalização do Centro de Distribuição
(CD), passando pela revisão da estrutura da frota até o treinamento dos
funcionários.

Na infra-estrutura do armazém foi realizadas as seguintes
mudanças: readequação dos pisos, aquisição de equipamentos de movimentação e
armazenagem e redesenho do layout do CD. Os processos operacionais foram
implementados assim como foi feita a readequação de pessoal e treinamento. A
produtividade da equipe do armazém teve um aumento da ordem de 67%, as avarias
diminuíram cerca de 40% e o tempo de carregamento foi reduzido em 43%.

“Há dois anos recontratamos o ABGroup para fazer uma
reavaliação dos processos do CD. O resultado foi que, na mesma área, passamos
de 1.850 para 6 mil posições paletes”, conta Borges, citando outro resultado
positivo decorrente da parceria com a consultoria.

A transição da frota terceirizada para frota própria foi
outra ação articulada pela consultoria. “Hoje a frota própria é um diferencial
da Codical, porque conseguimos criar um vínculo maior entre o motorista, o
ajudante e o cliente”, ressalta o presidente da distribuidora. A montagem dessa
estrutura incluiu a seleção e o treinamento dos novos colaboradores, a
implementação dos processos, o controle dos custos fixos e variáveis e a
criação da Escola de Motoristas.

Outras mudanças significativas foram a implantação do
sistema de roteirização e do rastreamento da frota via satélite. Com isso,
ocorreu uma redução de 38% no tempo de atendimento aos clientes. Atualmente a
empresa está na etapa final da implantação do sistema de gerenciamento do
armazém (WMS).

Com todas essas mudanças e o apoio do ABGroup, a Codical
cresceu 96% entre 2005 para 2006. Em cima dessa base elevada, o faturamento da
empresa subiu 51% no período entre 2006 e 2007, afirma Borges.

Em seus projetos mais recentes a Codical conta com o ABGroup
como, por exemplo, a abertura de um novo CD e de uma loja de atacado cash &
carry em Salvador.


“O ABGgroup é a melhor consultoria do Brasil na área de
logística. E a Codical é a maior distribuidora da Bahia, de acordo com o
Ranking Abad. O fator de sucesso da Codical foi ter contratado a ABGgroup, pois
todo o trabalho feito em conjunto com a consultoria colaborou para que a
empresa se tornasse a maior empresa do Estado”, comemora Borges.


ABAD

Mais produtividade

Levar conhecimento técnico e especializado para os
profissionais do setor atacadista distribuidor com o objetivo de otimizar as
operações das empresas. Era essa a necessidade da Associação Brasileira de
Atacadistas e Distribuidores (ABAD) quando fez uma parceria com ABGroup em
2000. A entidade já tinha criado o projeto da Escola ABAD de Produtividade e a
consultoria ajudou a desenvolver e a coordenar a escola corporativa.

“A idéia da ABAD era criar um núcleo de educação, porque o
nível de conhecimento entre os profissionais do setor era muito desigual na
época. Era necessário nivelar este conhecimento e a ABAD chamou o ABGroup para
coordenar e desenvolver os conteúdos técnicos da Escola ABAD de Produtividade”,
conta Oscar Attisano, superintendente da ABAD, que acompanha o projeto desde o
início.

Além de criar um padrão de treinamento para as suas filiadas
regionais, a ABAD tinha a intenção de oferecer um benefício aos seus
associados. O ABGroup traçou a metodologia do curso, o conteúdo das aulas,
disponibilizou os instrutores e elaborou um calendário anual de aulas. Os sete
módulos do ciclo básico abordam assuntos como, por exemplo, Estratégias e
Tendências, Relacionamento com Fornecedores, Relacionamento com Clientes,
Logística e Cadeia de Abastecimento, Finanças e Controladoria, Tecnologia de
Informação e Recursos Humanos. Entre os anos de 2000 e 2004, foram treinadas
8.500 pessoas em todo País.

Nos últimos três anos, o setor atacadista distribuidor
ganhou mais representatividade no mercado brasileiro. Para acompanhar essa
evolução, a consultoria atualizou os cursos da Escola ABAD de Produtividade
incluindo 15 módulos com temas mais específicos como, por exemplo, Broker -
Operadores de Vendas; Operador Logístico - Como Implantar; Cash & Carry -
Como implantar; Desenvolvendo a Força de Vendas; Relacionamento com
Fornecedores Avançado; Gestão de Centro de Distribuição; Gestão de Transportes;
TI na Distribuição; Como Calcular Custos e Preços; Gestão e Manutenção de
Frotas; Gestão de Crédito e Cobrança; Estratégias Jurídicas e Tributárias;
entre outros.

Em 2007 foi dado mais um passo para aperfeiçoar o projeto. A
Escola ABAD de Produtividade foi incorporada ao Instituto ABAD, o braço social
da entidade, e com isso ela passou a ter um enfoque de fortalecimento do
atacado distribuidor. Neste ano estão programados novos cursos com aulas
teóricas e práticas. “Em 2008 o objetivo é treinar 1.500 pessoas”, afirma
Attisano.

Outro trabalho do ABGroup na ABAD foi criação de comitês
temáticos como, por exemplo, o Comitê de Food Service, que estuda o mercado de
refeição fora do lar no Brasil e no mundo. “O ABGroup é um nome a ser
respeitado quando se fala em logística e cadeia de abastecimento e a empresa
deu uma grande contribuição à ABAD, criando os comitês temáticos dentro da
Associação”, opina Attisano. Além disso, a consultoria colaborou na organização
e realização de palestras técnicas na Convenção ABAD como, por exemplo, o Fórum
Internacional da Distribuição (FID), no qual participaram palestrantes e
delegações da Argentina, México, Chile, Estados Unidos, China, entre outros
países. “O ABGroup prestou grandes serviços na elaboração e na coordenação de
palestras nacionais e internacionais durante a Convenção ABAD”, completa
Geraldo Caixeta, presidente da ABAD.





Farmaservice

Banco de Conhecimentos

A Farmaservice, empresa do grupo Martins, é uma das maiores
distribuidoras de medicamentos do País e trabalha em parceria com o ABGroup
desde a sua fundação, em 2001. O primeiro passo do trabalho da consultoria foi
elaborar e implantar toda a estrutura da área de logística da Farmaservice,
pois a empresa não tinha nenhum aparato logístico na época. Atualmente a
distribuidora conta com três Centros de Distribuição – no Rio de Janeiro, em
São Paulo e em João Pessoa.

A consultoria desenhou os processos logísticos como, por
exemplo, recebimento de mercadorias, carregamento, expedição, cross docking,
além da implementação do sistema de gerenciamento do armazém (WMS). Depois de
testados, os processos foram descritos em um manual de práticas operacionais. A
equipe da distribuidora também recebeu treinamento para se adequar à nova
realidade operacional. “O ABGroup nos ajudou a montar toda a estrutura
logística da empresa, auxiliando na locação das filiais, no layout do CD, na
elaboração dos manuais de padronização das operações, na avaliação da aquisição
de equipamentos, entre outras providências”, conta Carlos Alberto Antunes,
gerente da Farmaservice. “O principal resultado é que a empresa se tornou
viável e começou a caminhar com as próprias pernas”, completa.

Paralelo ao projeto na área de logística, a consultoria
realizou o planejamento e o aconselhamento estratégico junto à diretoria da
Farmaservice. O planejamento da empresa foi elaborado no curto, médio e longo
prazo tendo em vista os pontos fortes e fracos da equipe e sem perder de vista
as oportunidades do mercado.

Atualmente o ABGroup continua a apoiar a Farmaservice em
questões pontuais como: Otimização de transportes; Gestão de Compras e Gestão
de Vendas (otimização de vendas e rotas de distribuição. “A consultoria é uma
espécie de banco de dados e conhecimento à nossa disposição. Sempre que
demandamos um conhecimento não disponível internamente, a gente sabe que no
ABGroup vai encontrá-lo como, por exemplo, análises mais sofisticadas e
questões tributárias”, afirma Antunes.





Villefort Atacadista

Integrar para crescer

Os esforços para obter uma logística integrada e processos
mais estruturados motivaram a Villefort Atacadista a buscar o expertise do
ABGroup. A empresa que está há 28 anos no mercado mineiro, nasceu no Ceasa de
Belo Horizonte e atualmente possui três lojas no local, além de uma unidade em
Montes Claros, todas no formato cash & carry. Em breve o atacadista irá
inaugurar a quinta loja em Coronel Fabriciano. Recentemente a companhia decidiu
ampliar seu campo de atuação e criou uma operação de distribuição com foco no
setor food service e centralizou os estoques das lojas. Com um faturamento de
cerca de R$ 270 milhões, a Villefort Atacadista está colocada entre as 20
maiores empresas do setor atacadista distribuidor, de acordo com o Ranking
ABAD.

O trabalho realizado pela consultoria ocorreu em duas etapas
distintas, comenta Virgílio Villefort, diretor-presidente da Villefort
Atacadista. Em primeiro lugar foi implantado um modelo logístico e em seguida o
monitoramento do desempenho das operações logísticas.

“Na primeira etapa foram feitos o planejamento e o
dimensionamento do Centro de Distribuição Villefort, pois a empresa não possuía
um CD e precisava implantar o conceito integrado de logística. A necessidade da
construção do armazém surgiu em razão do aumento do movimento de comércio nas
lojas, tornando inviável o recebimento da mercadoria e o estoque na própria
loja como vinha sendo feito”, relata o diretor-presidente da companhia.

A consultoria também recomendou para a Villefort Atacadista
os equipamentos de movimentação e armazenagem a serem utilizados, o layout do
armazém e as características da operação. O CD com área 7.200 m² foi construído
em módulos, que é uma maneira de ganhar agilidade e rapidez em uma eventual
expansão.

O armazém multitemperatura tem capacidade de operar com
5.500 posições palete para armazenamento de mercadorias secas e 2.600 posições
palete para itens com temperatura controlada. Para tornar a operação mais ágil,
a consultoria implementou o sistema cross docking e o agendamento da entrega
dos fornecedores.

A estrutura organizacional da logística também foi traçada
pelo ABGroup, que dirigiu atividades como, por exemplo, descrições dos cargos,
remuneração por produtividade e treinamentos abrangendo todos os processos do
CD.

Os resultados da parceria entre Villefort e ABGroup
possibilitaram para o atacadista uma redução de custos significativa, maior
eficiência no abastecimento das lojas com a implantação de um sistema de
reabastecimento automático, além da melhoria do relacionamento no canal de
distribuição.

Na segunda fase, foram feitos o monitoramento e
acompanhamento do desempenho logístico. “Isto se deu através de planos de
trabalho, reuniões executivas e avaliação de indicadores”, lembra Virgílio.

Segundo o presidente da empresa, o ABGroup continua
prestando serviços para o Villefort Atacadista. “Atualmente estamos realizando
reuniões executivas com o propósito de que a logística atenda às necessidades
das outras áreas da empresa, para que o resultado do todo seja maior do que os
resultados individuais de cada setor”, destaca Villefort.





Fonte: www.abgroup.com.br

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