sábado, 24 de março de 2012

Desafio Logística 2012



Ano novo, resolu√ß√Ķes para 2012 e vemos pela frente muitos desafios.
As empresas se perguntam onde investir, em qual √°rea colocar mais recursos, qual profissional contratar? Os jovens profissionais gostariam de ter mais informa√ß√Ķes sobre seu futuro, as diferentes √°reas e os cursos que podem abrir as portas do mercado de trabalho. E todos olham para o governo, esperando que as obras que destravar√£o nossos gargalos infraestruturas saiam do papel.
Por isso, neste in√≠cio de ano, pe√ßo aten√ß√£o ao desafio que a log√≠stica imp√Ķe √†s empresas, aos profissionais e ao governo.
Empresas
As empresas, n√£o importa o setor de atua√ß√£o, est√£o envolvidas de alguma forma com a log√≠stica. Elas precisam manter em equil√≠brio o malabarismo envolvendo estoques, distribui√ß√£o, compras, etc. Inclua nessa equa√ß√£o a automa√ß√£o, cada vez mais presente nas ind√ļstrias, e voc√™ encontra uma receita muito dif√≠cil de acertar.
A luta pela eficiência passa pelo ajuste fino de todos estes elos. Mas nada disso poderá funcionar sem que os próximos dois participantes do processo façam suas partes: profissionais e governo. Continue lendo.
Profissionais
A log√≠stica de alguns anos atr√°s era feita majoritariamente por administradores e engenheiros. Hoje, o mercado ainda tem a disposi√ß√£o estes profissionais, mas as carreiras, deveres e atribui√ß√Ķes aumentaram, assim como aumentou a oferta de m√£o-de-obra com os cursos t√©cnicos, tecn√≥logos e bacharelados espec√≠ficos em log√≠stica.
Isso indica que qualificação é a palavra de ordem. Tenha consciência do que você quer (e pode) alcançar, faça cursos extras, especialize-se. As vagas existem, mas você precisa oferecer um currículo adequado, compatível e bem qualificado.
Empresas focadas e profissionais qualificados conseguem fazer a diferença. Mas para deslanchar é preciso que o terceiro elo esteja na mesma corrente rumo ao desenvolvimento: o governo.
Governo
O governo é a locomotiva da qualidade infraestrutural de um país. No Brasil, esta frase tem peso duplo. Primeiro, porque o governo não tem agido no sentido de destravar os nós que atrasam nossa logística. Segundo, porque essa locomotiva não tem trilhos disponíveis, visto que nossa malha ferroviária é vergonhosamente pequena.
Precisamos eleger com mais cuidado e colocar press√£o cont√≠nua nos nossos governantes para que as obras que s√£o necess√°rias para o bom andamento da log√≠stica nacional saiam das gavetas e rumem para as constru√ß√Ķes, sem atalhos nem desvios (incluindo a√≠ os desvios financeiros criminosos).
Conclusão do desafio Logística 2012
Se os três envolvidos estiverem afinados, a banda tocará bonito em 2012. Empresas focadas, profissionais qualificados e governo comprometido poderão fazer de 2012 o ano da virada para a logística no Brasil.
Por Leandro C. Coelho

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