sexta-feira, 30 de março de 2012

E-COMMERCE: OPORTUNIDADES NO MERCADO DE LOG√ćSTICA


Nesse per√≠odo muitas lojas abriram e fecharam suas portas virtuais. Outras atingiram lucros nunca antes imaginados por seus empreendedores. H√° diversos casos de pequenas empresas que come√ßaram suas vendas pela Internet, despretensiosamente, como uma fonte adicional de renda e hoje tem faturamento de mais de 1,5 milh√Ķes de Reais.

Elas mostraram que √© poss√≠vel chegar l√°. Servem de exemplo e fonte de inspira√ß√£o para os novos empres√°rios digitais. Por outro lado, lojistas que acharam que para entrar no e-commerce bastava ter um site na Internet, se enganaram. √Č preciso muito mais que determina√ß√£o. √Č preciso conhecimento.

Uma das pedras nos sapatos dos lojistas virtuais é a logística. Entende-se por logística no e-commerce todas as etapas relacionadas à armazenagem, controle de estoques e transportadoras. Esse assunto é tão sério, que uma das maiores empresas de e-commerce no Brasil, chegou a ser proibida pelo PROCON, de vender seus produtos, porque não estava entregando no prazo prometido.

O problema da logística no e-commerce acontece, na maioria dos casos, da porta pra dentro da empresa. Da porta pra fora, há muitos bons fornecedores (transportadoras). Se considerarmos as MPEs (Micro e Pequenas Empresas), o problema é ainda maior, pois a maioria absoluta delas não tem capacidade de investimento em processos de armazenagem.

Por isso há grandes oportunidades para os profissionais que quiserem fornecer serviços para esses portes de empresas. Cargos tais como assistente, coordenador, gerente e consultor de logística são cada vez mais fundamentais para o sucesso das empresas no e-commerce.

Não basta apenas ter uma loja virtual e divulgá-la, é preciso oferecer qualidade na entrega e rapidez no processamento dos pedidos. Lembre-se de que em tempos de redes sociais, cada atraso na entrega pode causar um arranhão imenso na imagem da empresa.

 

Maurício Salvador

Mestre em Comunica√ß√£o e Administra√ß√£o, MBA em Gest√£o e Estrat√©gias, foi Executivo de Contas pelo Yahoo! Brasil e Diretor de Marketing e Vendas para Am√©rica Latina na e-bit. Lecionou em workshops na Universidade da Calif√≥rnia e foi consultor de startups na Bay Area. Autor dos Livros "Como abrir uma loja virtual de sucesso” e “Como vender pela internet sem gastar (quase) nada”. √Č professor em cursos de MBA na FIA, PROVAR, BSP e FIT. Fundador e CEO da GS Ecommerce e Ecommerce School, unidades de treinamento e consultoria em varejo digital do Grupo GS&MD Gouv√™a de Souza.




Fonte: E-commerce: oportunidades no mercado de logística | Portal Carreira & Sucesso

Em 30/03/2012 10:20, Macedo . escreveu:
Fonte: E-commerce: oportunidades no mercado de logística | Portal Carreira & Sucesso

0 coment√°rios:

Postar um coment√°rio