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ArezzoMinimização de errosEm 2004, a Arezzo precisava diminuir a complexidade da operação, melhorar as margens do negócio e implementar um novo modelo de operação logística otimizada para consolidar resultados, identificar divergências, solidificar as boas práticas e definir o processo de expansão. Com o trabalho da ABGroup, a Arezzo adquiriu capacidade para ser responsável pelas operações logísticas internas no centro consolidador do Rio Grande do Sul e para eliminar a complexidade e confusões, o faturamento da fábrica passou a ir para a Arezzo (RS) e para a Arezzo (SC) e não mais para os franqueados. Com a mudança na operação logística, que passou a ser feita em conjunto com o novo operador logístico houve melhora no prazo de entrega, além de diminuição dos erros. “Tínhamos problemas de extravios de mercadorias e demora nas entregas. Atualmente nossos problemas de entregas e extravios estão em um nível aceitável e dentro da realidade de mercado”, diz Reinaldo Olivetti, Gerente de Logística da Arezzo.Este ano a Arezzo estava com um novo problema. Após adquirir a Schutz, que possuía um operador logístico diferente do dela, a companhia avaliou a possibilidade de consolidar as operações em um único operador logístico. Para isto, a ABGroup realizou uma avaliação técnica, operacional, comercial, mercadológica, financeira e de riscos dos dois operadores logísticos e definiu a melhor escolha para a Arezzo. “Estamos com o mesmo operador logístico há mais de 3 anos e meio e a ABGroup é parceira da empresa há mais de quatro anos e com certeza participará de novos projetos pelo alto grau de profissionalismo que a norteia”, afirma Olivetti. Castro Atacadista Resultados PositivosFundada há 40 anos em Barreiras, na região Oeste na Bahia, a Castro Atacadista passou por uma renovação com a segunda geração assumindo o leme dos negócios. “Emendamos três projetos com o ABGroup. O primeiro projeto consistiu no diagnóstico das áreas de Logística, Compras e Vendas; o segundo foi a implantação de mudanças na área de Movimentação e Armazenagem e o terceiro fizemos uma otimização da área de vendas combinada com a implantação de um WMS”, conta o diretor, Mauricio Castro. A empresa atua em quatro segmentos: atacado de entrega, distribuidor exclusivo, auto-serviço e supermercado.“Depois de conhecer o Centro de Distribuição da Codical, na Bahia, e ver a paletização e a verticalização do armazém, despertei para a necessidade de fazer esse tipo de trabalho na empresa”, revela o diretor. “Foi uma reforma e tanto”, completa Castro, informando que a empresa decidiu trocar todo o piso do armazém, fazer a verticalização do CD, implantar os processos de movimentação e armazenagem, treinar os funcionários e estabelecer o pagamento por produtividade para a equipe de logística.Um dos resultados positivos depois de implantar as mudanças foi a eliminação do custo com a contratação de “chapas” para descarregar os caminhões. “O processo de descarga era terceirizado e a empresa passou a ter uma receita de R$ 10 mil por mês ao eliminar o custo com ‘chapas’”, diz Castro.As devoluções dos clientes caíram 20% e o número de avarias internas do armazém registrou uma redução da ordem de 70%. O nível de serviço ao cliente aumentou 20%. “Com isso, o faturamento cresceu 10%”. Editora RecordConsolidação de resultadosDar mais agilidade e consolidar a operação de distribuição de um dos grupos editoriais mais dinâmicos do mercado, a partir de uma única praça, foi um dos trabalhos realizados pela ABGroup para a Editora Record. Com a expansão da empresa, que ao longo do tempo adquiriu outras editoras como o José Olympio, a Best Seller e a Bertrand Brasil, a empresa passou a distribuir os seus livros a partir de São Paulo e do Rio de Janeiro em três Centros de Distribuição (CDs), o que atrapalhava a distribuição, acarretava em demora nas entregas e gerava altos custos para a companhia.Todas as editoras compradas pelo Grupo Editorial Record tinham operadores logísticos diferentes. Após as compras, as operações de vendas de todas as editoras saiam de diferentes CDs para serem consolidadas em uma entrega única, o que gerava burocracia e atrapalhava a competitividade da Record perante à concorrência. Para comportar as quatro editoras do Grupo, a ABGroup, no trabalho realizado de janeiro de 2006 a novembro de 2007, adequou um novo layout para os CDs do Rio de Janeiro, onde a operações foram centralizadas. O CD de São Paulo foi desativado e todos os custos inerentes a uma operação triangular de estoque e pessoal foram economizados. No primeiro armazém foi realizado o trabalho de picking, pulmão e a parte do procedimento operacional de expedição e de armazenagem. Além disso, foi feita a avaliação, seleção e implantação do sistema de gerenciamento de armazém (WMS). Na implantação do sistema de WMS foi realizada uma avaliação de aderência para detectar as reais necessidades de customização. No segundo armazém, além do estoque, é onde se realiza a logística reversa, - quando os livros são recolhidos das livrarias e retornam ao CD. O treinamento da equipe operacional e a capacitação na gestão de transporte para uma melhor negociação com transportadoras para atendimento em todo o Brasil trouxe excelentes resultados para a editora. “Em média um pedido levava 1,8 dia para ser atendido e hoje o tempo máximo é de 24 horas, o que nos proporcionou ficar mais rápidos e competitivos em um mercado que preza pela rapidez”, diz Sônia Jardim, Vice-presidente de Operações do Grupo Editorial Record.Além da redução do prazo de atendimento, com a centralização houve uma redução na conta de frete, ganho de produtividade da equipe de 20%, e melhoria na acuracidade do estoque. “Foi um trabalho muito profissional. É o segundo projeto que eles fazem para a gente e isto é um bom sinal, pois se você retoma um trabalho com alguém é porque ficou satisfeito. Há doze anos fizemos uma mudança de layout e quando sentimos a necessidade de estruturar a área técnica da operação lembramos da ABGroup”, comenta Sônia.CodicalMomento da virada Nos últimos anos o mercado atacadista distribuidor passou por mudanças significativas e uma das principais foi a segmentação das atividades das empresas. Muitas companhias deixaram de ser atacadistas generalistas para se tornarem distribuidoras. Nessa mudança foi preciso rever processos e capacitar a equipe. Foi nesse momento de transição que a Codical, de Santo Antonio de Jesus, na Bahia, decidiu fazer uma parceria com o ABGroup. “Já faz oito anos que trabalhamos com o ABGroup”, diz Nilson Borges, presidente da empresa.As mudanças começaram na área de logística e logo se estenderam para toda a empresa, em uma ação integrada. O ABGroup traçou todo o projeto logístico e comandou desde a verticalização do Centro de Distribuição (CD), passando pela revisão da estrutura da frota até o treinamento dos funcionários. Na infra-estrutura do armazém foi realizadas as seguintes mudanças: readequação dos pisos, aquisição de equipamentos de movimentação e armazenagem e redesenho do layout do CD. Os processos operacionais foram implementados assim como foi feita a readequação de pessoal e treinamento. A produtividade da equipe do armazém teve um aumento da ordem de 67%, as avarias diminuíram cerca de 40% e o tempo de carregamento foi reduzido em 43%.“Há dois anos recontratamos o ABGroup para fazer uma reavaliação dos processos do CD. O resultado foi que, na mesma área, passamos de 1.850 para 6 mil posições paletes”, conta Borges, citando outro resultado positivo decorrente da parceria com a consultoria. A transição da frota terceirizada para frota própria foi outra ação articulada pela consultoria. “Hoje a frota própria é um diferencial da Codical, porque conseguimos criar um vínculo maior entre o motorista, o ajudante e o cliente”, ressalta o presidente da distribuidora. A montagem dessa estrutura incluiu a seleção e o treinamento dos novos colaboradores, a implementação dos processos, o controle dos custos fixos e variáveis e a criação da Escola de Motoristas. Outras mudanças significativas foram a implantação do sistema de roteirização e do rastreamento da frota via satélite. Com isso, ocorreu uma redução de 38% no tempo de atendimento aos clientes. Atualmente a empresa está na etapa final da implantação do sistema de gerenciamento do armazém (WMS). Com todas essas mudanças e o apoio do ABGroup, a Codical cresceu 96% entre 2005 para 2006. Em cima dessa base elevada, o faturamento da empresa subiu 51% no período entre 2006 e 2007, afirma Borges.Em seus projetos mais recentes a Codical conta com o ABGroup como, por exemplo, a abertura de um novo CD e de uma loja de atacado cash & carry em Salvador. “O ABGgroup é a melhor consultoria do Brasil na área de logística. E a Codical é a maior distribuidora da Bahia, de acordo com o Ranking Abad. O fator de sucesso da Codical foi ter contratado a ABGgroup, pois todo o trabalho feito em conjunto com a consultoria colaborou para que a empresa se tornasse a maior empresa do Estado”, comemora Borges.ABADMais produtividade Levar conhecimento técnico e especializado para os profissionais do setor atacadista distribuidor com o objetivo de otimizar as operações das empresas. Era essa a necessidade da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) quando fez uma parceria com ABGroup em 2000. A entidade já tinha criado o projeto da Escola ABAD de Produtividade e a consultoria ajudou a desenvolver e a coordenar a escola corporativa.“A idéia da ABAD era criar um núcleo de educação, porque o nível de conhecimento entre os profissionais do setor era muito desigual na época. Era necessário nivelar este conhecimento e a ABAD chamou o ABGroup para coordenar e desenvolver os conteúdos técnicos da Escola ABAD de Produtividade”, conta Oscar Attisano, superintendente da ABAD, que acompanha o projeto desde o início.Além de criar um padrão de treinamento para as suas filiadas regionais, a ABAD tinha a intenção de oferecer um benefício aos seus associados. O ABGroup traçou a metodologia do curso, o conteúdo das aulas, disponibilizou os instrutores e elaborou um calendário anual de aulas. Os sete módulos do ciclo básico abordam assuntos como, por exemplo, Estratégias e Tendências, Relacionamento com Fornecedores, Relacionamento com Clientes, Logística e Cadeia de Abastecimento, Finanças e Controladoria, Tecnologia de Informação e Recursos Humanos. Entre os anos de 2000 e 2004, foram treinadas 8.500 pessoas em todo País. Nos últimos três anos, o setor atacadista distribuidor ganhou mais representatividade no mercado brasileiro. Para acompanhar essa evolução, a consultoria atualizou os cursos da Escola ABAD de Produtividade incluindo 15 módulos com temas mais específicos como, por exemplo, Broker - Operadores de Vendas; Operador Logístico - Como Implantar; Cash & Carry - Como implantar; Desenvolvendo a Força de Vendas; Relacionamento com Fornecedores Avançado; Gestão de Centro de Distribuição; Gestão de Transportes; TI na Distribuição; Como Calcular Custos e Preços; Gestão e Manutenção de Frotas; Gestão de Crédito e Cobrança; Estratégias Jurídicas e Tributárias; entre outros.Em 2007 foi dado mais um passo para aperfeiçoar o projeto. A Escola ABAD de Produtividade foi incorporada ao Instituto ABAD, o braço social da entidade, e com isso ela passou a ter um enfoque de fortalecimento do atacado distribuidor. Neste ano estão programados novos cursos com aulas teóricas e práticas. “Em 2008 o objetivo é treinar 1.500 pessoas”, afirma Attisano.Outro trabalho do ABGroup na ABAD foi criação de comitês temáticos como, por exemplo, o Comitê de Food Service, que estuda o mercado de refeição fora do lar no Brasil e no mundo. “O ABGroup é um nome a ser respeitado quando se fala em logística e cadeia de abastecimento e a empresa deu uma grande contribuição à ABAD, criando os comitês temáticos dentro da Associação”, opina Attisano. Além disso, a consultoria colaborou na organização e realização de palestras técnicas na Convenção ABAD como, por exemplo, o Fórum Internacional da Distribuição (FID), no qual participaram palestrantes e delegações da Argentina, México, Chile, Estados Unidos, China, entre outros países. “O ABGroup prestou grandes serviços na elaboração e na coordenação de palestras nacionais e internacionais durante a Convenção ABAD”, completa Geraldo Caixeta, presidente da ABAD. FarmaserviceBanco de ConhecimentosA Farmaservice, empresa do grupo Martins, é uma das maiores distribuidoras de medicamentos do País e trabalha em parceria com o ABGroup desde a sua fundação, em 2001. O primeiro passo do trabalho da consultoria foi elaborar e implantar toda a estrutura da área de logística da Farmaservice, pois a empresa não tinha nenhum aparato logístico na época. Atualmente a distribuidora conta com três Centros de Distribuição – no Rio de Janeiro, em São Paulo e em João Pessoa.A consultoria desenhou os processos logísticos como, por exemplo, recebimento de mercadorias, carregamento, expedição, cross docking, além da implementação do sistema de gerenciamento do armazém (WMS). Depois de testados, os processos foram descritos em um manual de práticas operacionais. A equipe da distribuidora também recebeu treinamento para se adequar à nova realidade operacional. “O ABGroup nos ajudou a montar toda a estrutura logística da empresa, auxiliando na locação das filiais, no layout do CD, na elaboração dos manuais de padronização das operações, na avaliação da aquisição de equipamentos, entre outras providências”, conta Carlos Alberto Antunes, gerente da Farmaservice. “O principal resultado é que a empresa se tornou viável e começou a caminhar com as próprias pernas”, completa.Paralelo ao projeto na área de logística, a consultoria realizou o planejamento e o aconselhamento estratégico junto à diretoria da Farmaservice. O planejamento da empresa foi elaborado no curto, médio e longo prazo tendo em vista os pontos fortes e fracos da equipe e sem perder de vista as oportunidades do mercado. Atualmente o ABGroup continua a apoiar a Farmaservice em questões pontuais como: Otimização de transportes; Gestão de Compras e Gestão de Vendas (otimização de vendas e rotas de distribuição. “A consultoria é uma espécie de banco de dados e conhecimento à nossa disposição. Sempre que demandamos um conhecimento não disponível internamente, a gente sabe que no ABGroup vai encontrá-lo como, por exemplo, análises mais sofisticadas e questões tributárias”, afirma Antunes. Villefort AtacadistaIntegrar para crescer Os esforços para obter uma logística integrada e processos mais estruturados motivaram a Villefort Atacadista a buscar o expertise do ABGroup. A empresa que está há 28 anos no mercado mineiro, nasceu no Ceasa de Belo Horizonte e atualmente possui três lojas no local, além de uma unidade em Montes Claros, todas no formato cash & carry. Em breve o atacadista irá inaugurar a quinta loja em Coronel Fabriciano. Recentemente a companhia decidiu ampliar seu campo de atuação e criou uma operação de distribuição com foco no setor food service e centralizou os estoques das lojas. Com um faturamento de cerca de R$ 270 milhões, a Villefort Atacadista está colocada entre as 20 maiores empresas do setor atacadista distribuidor, de acordo com o Ranking ABAD. O trabalho realizado pela consultoria ocorreu em duas etapas distintas, comenta Virgílio Villefort, diretor-presidente da Villefort Atacadista. Em primeiro lugar foi implantado um modelo logístico e em seguida o monitoramento do desempenho das operações logísticas. “Na primeira etapa foram feitos o planejamento e o dimensionamento do Centro de Distribuição Villefort, pois a empresa não possuía um CD e precisava implantar o conceito integrado de logística. A necessidade da construção do armazém surgiu em razão do aumento do movimento de comércio nas lojas, tornando inviável o recebimento da mercadoria e o estoque na própria loja como vinha sendo feito”, relata o diretor-presidente da companhia.A consultoria também recomendou para a Villefort Atacadista os equipamentos de movimentação e armazenagem a serem utilizados, o layout do armazém e as características da operação. O CD com área 7.200 m² foi construído em módulos, que é uma maneira de ganhar agilidade e rapidez em uma eventual expansão.O armazém multitemperatura tem capacidade de operar com 5.500 posições palete para armazenamento de mercadorias secas e 2.600 posições palete para itens com temperatura controlada. Para tornar a operação mais ágil, a consultoria implementou o sistema cross docking e o agendamento da entrega dos fornecedores.A estrutura organizacional da logística também foi traçada pelo ABGroup, que dirigiu atividades como, por exemplo, descrições dos cargos, remuneração por produtividade e treinamentos abrangendo todos os processos do CD. Os resultados da parceria entre Villefort e ABGroup possibilitaram para o atacadista uma redução de custos significativa, maior eficiência no abastecimento das lojas com a implantação de um sistema de reabastecimento automático, além da melhoria do relacionamento no canal de distribuição. Na segunda fase, foram feitos o monitoramento e acompanhamento do desempenho logístico. “Isto se deu através de planos de trabalho, reuniões executivas e avaliação de indicadores”, lembra Virgílio. Segundo o presidente da empresa, o ABGroup continua prestando serviços para o Villefort Atacadista. “Atualmente estamos realizando reuniões executivas com o propósito de que a logística atenda às necessidades das outras áreas da empresa, para que o resultado do todo seja maior do que os resultados individuais de cada setor”, destaca Villefort.Fonte: www.abgroup.com.br

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