segunda-feira, 2 de março de 2009

Aprenda a brilhar no palco com Steve Jobs





Um livro revela os dez motivos do sucesso das apresenta√ß√Ķes do chef√£o da Apple

por √Čpoca Neg√≥cios

Voc√™ deve lembrar quando Steve Jobs apresentou o iPod, em 2001. Ou quando exibiu o iPhone, h√° um ano. Ou o laptop MacBook Air, em janeiro passado. Al√©m dos produtos extraordin√°rios, a lembran√ßa √© v√≠vida por causa do magnetismo de comunica√ß√£o de Jobs. N√£o √© por acaso que o coach em comunica√ß√£o Carmine Gallo utilizou o chef√£o da Apple como principal exemplo de seu novo livro, 10 Simple Secrets of the World's Greatest Business Communicators ("10 segredos simples dos grandes comunicadores de neg√≥cios do mundo"). Gallo decodificou os dez elementos que tornam brilhantes as palestras de Jobs. Um padr√£o que tem aplica√ß√£o universal, afirma. "Identifiquei-o, com varia√ß√Ķes, em Barack Obama". Eis os dez elementos-chave usados por Jobs para soltar a voz.

• Tema - Jobs sempre saca uma frase de efeito que sintetiza a id√©ia central da palestra. Ela n√£o precisa ser dita de cara. "Hoje a Apple reinventou o telefone" (na introdu√ß√£o do iPhone, em 2007) foi proferida depois de 20 minutos no palco.

• Entusiasmo - Jobs sempre demonstra entusiasmo por design em suas palestras. A plat√©ia quer ser seduzida, e n√£o posta para dormir.

• Didatismo - N√£o permite que sua fala seja obscura. Introduz um assunto com frases do tipo: "Vim falar de quatro coisas. Vou come√ßar por X...".

• N√ļmeros significativos - Jobs n√£o solta estat√≠sticas a esmo. Quando anunciou que a Apple tinha vendido 4 milh√Ķes de iPhones, acrescentou: "S√£o 20 mil aparelhos ao dia", para dar uma id√©ia da magnitude do sucesso.

• Momento inesquec√≠vel - Cria situa√ß√Ķes de que todo mundo vai lembrar. Na √ļltima Macworld, foi quando colocou o ultrafino laptop MacBook Air dentro de um envelope, para mostrar que ele cabe em qualquer lugar.

• Aux√≠lio visual - N√£o mostra slides com dados e gr√°ficos. Suas telas s√£o simples. Na √ļltima Macworld, ao mencionar o primeiro tema a ser tratado, o n√ļmero "1" surgia na tela cheia. O aux√≠lio visual conduz a palestra.

• Show - Jobs inclui videoclipes, m√ļsicas e at√© convidados especiais em suas palestras. Na √ļltima Macworld, dividiu o palco com Paul Otellini, CEO da Intel. Tudo em nome do show.

• Sem medo de errar - Jobs iria mostrar algumas fotografias online, mas a tela teimava em ficar em branco. "Acho que o servidor do Flickr est√° fora do ar", comentou calmamente. E passou ao pr√≥ximo assunto.

• Benef√≠cios - Ao apresentar o servi√ßo de loca√ß√£o de filmes do iTunes, disse: "Nunca oferecemos loca√ß√£o de m√ļsicas, porque as pessoas querem ouvi-las milhares de vezes. Mas poucos desejam ter um filme, pois s√≥ o assistir√£o uma ou duas vezes".

• Ensaios - Funcion√°rios da Apple confidenciaram a Gallo que Jobs ensaia horas a fio antes de um palestra, para que nada d√™ errado.

0 coment√°rios:

Postar um coment√°rio