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LIDERANÇA - Maneiras de delegar de maneira eficiente


Maneiras de delegar de maneira eficiente

por Redação Liderança

1. Olhe ao redor de você – Você já pode ter os recursos necessários para delegar parte de suas tarefas. Muitas vezes secretárias, recepcionistas, pessoal de RH, assistentes em geral são sub-utilizados e imploram por uma chance de mostrar seu valor. Não é pelo fato de não estarem diretamente ligados à sua equipe que eles não podem lhe ser úteis – e muito. Além de desafogar-lhe de suas tarefas mais burocráticas, eles podem lhe surpreender com sua performance e valor.

2. Dê oportunidades, não as remova – Não falha: quando você está mais ocupado, as pessoas o procuram com problemas. E o engraçado é que na maioria das vezes, elas já têm a solução dentro delas, mas não querem arriscar ou pensar um pouco mais sobre o assunto. Assim, quando a questão não envolver diferenças de opinião entre várias pessoas (o que pode causar acusações de favoritismo), pergunte para a pessoa que lhe levou o problema como ela se sente sobre o assunto e como ela o resolveria. Você mal vai terminar a frase e ela já vai soltar um: “Ah, a gente tem de ligar agora para o fornecedor e dizer o que aconteceu, porque senão a …” Diga que ótimo, e que ela faça a ligação e depois lhe mande um e-mail contando sobre o desfecho da questão.

3. Limites do trabalho – Você têm filhos, parentes ou vizinhos aposentados? “Contrate-os” como assistentes pessoais: checar correio e e-mail de casa, ir ao banco, fazer pequenas compras de mantimentos de vez em quando, passar o aspirador. Eles vão adorar ser úteis. Apenas lembre-se de que, além do pagamento, você tem de oferecer algo: amizade é uma estrada de duas mãos, então esteja sempre disposto a ajudá-los, também.

4. Ajuda profissional – Se for possível, contrate um profissional em organização e administração do tempo para lhe dar algumas dicas para usar em sua casa e trabalho. Duas tardes com ele podem significar horas e horas a mais para você, todos os meses.

5. Priorize – Olhe para sua agenda. Você tem duas, três linhas para escrever em cada hora. Qual é a melhor maneira de utilizar aquelas linhas? Que tarefas são mais importantes para o resultado geral da empresa e para sua equipe a cada momento do dia? O que você faria apenas por obrigação, e não trará nenhuma diferença?

6. Deixe ir – Certo, você conquistou aquela função ou responsabilidade com esforço. Você curte fazer aquilo. Só que chega um momento que é necessário se concentrar em outras coisas. Deixe seu filhotinho bem nas mãos competentes de outro, engula o orgulho e siga em frente.

“Este texto foi desenvolvido pela equipe de redatores do Liderança. Para sugestões de pauta, informações e dúvidas sobre o conteúdo editorial do Liderança, escolha a opção Editorial, no Fale Conosco deste site.”

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