segunda-feira, 2 de março de 2009

LIVRO - ADMINISTRAÇÃO - O SEGREDO DE LUÍSA


O livro relata a trajetória de vida de Luísa, que se passa entre as cidades de Ponte Nova, interior de Minas Gerais, e Belo Horizonte , capital do Estado.
Graduando Odontologia em Belo Horizonte, para satisfazer os anseios de seus pais. Luísa acalentava o grande sonho de tornar-se uma empresária de sucesso, sonho este, que tinha como grande fonte de inspiração sua Tia Fernanda, uma comerciante nata, proprietária do Sereia Azul, um armazém de grande projeção comercial em Ponte Nova.
Produzindo uma goiabada cascão, Fernanda conquistou um grande número de admirados para o seu produto, e Luísa todas as vezes que retornava a cidade para passar o final de semana, levava para seus amigos da capital uma pequena quantidade desta goiabada. Após um grande número de elogios e pedidos de novas remessas da goiabada, Luísa percebeu então a oportunidade de realizar seu grande sonho, torna-se uma empresária, industrializando a produção de sua Tia.
Porém ao colocar seu objetivo em pratica, Luísa, percebeu que teria mais problemas e desafios do que imaginava, sendo que um dos primeiros foi convencer sua Tia a ajudá-la a prosseguir com os seus planos.
Mas sem pensar em desistir procurou Pedro, um professor de empreendedorismo, para que a orienta-se na realização de seu objetivo. Com esta orientação a mesma começa a realizar diversas pesquisas de campo, pesquisas de mercado, visitas e contatos criando assim uma rede de negócios para auxilia-la, entre estes contatos estava Eduardo, um amigo, que dominava a área administrativa.
Durante este período Luísa recebe uma proposta para trabalhar e futuramente assumir o consultório de um renomado Dentista de Ponte Nova, aliada a uma grande pressão de sues familiares, mas a mesma já está determinada a montar sua empresa.
Ao quebrar durante um longo período a rotina de voltar a Ponte Nova nos finais de semana, sua família começa a perceber que alguma coisa esta realmente acontecendo, e ao pressiona-la, ela declara seus reais objetivos, sendo que todos ficam contra seus planos.
Mas dando continuidade a seus planos convida o Sr. André, empresário de grande sucesso, para ser seu padrinho, impondo como condição de tornar-se seu consultor. A partir deste momento Luísa decide o fim de seu noivado, para dedicar-se em tempo integral a GMA – Goiabadas Maria Amélia Ltda,
Consolidando a venda de goiabada em tabletes, a GMA torna-se um grande sucesso tanto no mercado interno como no externo, após enfrentar vários desafios Luísa concretiza seus sonhos e tornar-se uma grande empresária, sendo agraciada com o prêmio de Empreendedor Global do Ano.
Para esclarecer qual era o Segredo de Luísa, Eduardo, seu namorado, completamente inseguro com as constantes saídas de Luísa, resolve segui-la e chega até a Instituição " Caminhos da Criança", onde ela desenvolve um trabalho social.
CRITICA DO RESENHISTA
Esta obra nos demonstra não somente os processos para abertura de uma empresa, mas enfoca principalmente a capacidade empreendedora existente em todos nós, necessitando apenas de um desenvolvimento eficaz.
O autor, Fernando Dolabela, utiliza um método atraente e estimulante ao relatar seus conhecimentos e crenças em um romance onde informações técnicas são expostas de formas claras e agradáveis para o leitor.
Esta obra tornou-se uma grande ferramenta de divulgação do empreendedorismo no Brasil, estimulando estudantes de todas as idades a sonharem a possuir seu próprio negócio, mas conscientes da necessidade de informações mercadológicas adequadas e persistência, empenho e determinação do empreendedor.
Demonstra também a importância em conseguir definir a diferença entre uma idéia e uma oportunidade, fator primordial para o sucesso da empresa, a escolha de um padrinho e um critico para a elaboração do plano de negócios.
" O Segredo de Luísa é um trabalho sério e oportuno quando se desperta para a realidade de que, num mundo sem empregos, é essencial apresentar uma alternativa aosjovens, estimulando neles o espírito empreendedor e dando-lhes instrumentos para encontrar um lugar no mercado."
INDICAÇÕES DO RESENHISTA
O Segredo de Luísa é indicado para empresários, gerentes e estudantes de todas as áreas e pessoas determinadas a desenvolver e alcançar o sonho do próprio negócio.
Esta obra tornou-se um marco no ensino do empreendedorismo, sendo indicado para todas as instituições que atuarem nesta área.
AUTOR – CHAGAS, Fernando Celso Dolabela. O SEGREDO DE LUÍSA, 1ª Ed. São Paulo – SP: Cultura Editores Associados, 1999, 320 p. 16x23 cm.

LINK PARA DOWNLOAD DO LIVRO

http://www.4shared.com/file/63989216/3ff684f6/Fernando_Dolabela_-_O_Segredo_de_Lusa__pdf__rev_.html?dirPwdVerified=3ad3d96b

Um comentário: